A gama inclui produtos com extrato de CBD (Canabidiol), um ingrediente ativo que resulta do cânhamo.
Recorrendo a ingredientes ativos das plantas, de forma a tornar as fórmulas mais acessíveis, a Sowé Botanic Lab trabalha em três áreas de atuação. O catálogo foca-se nos óleos vegetais, essenciais e no extrato de CBD, ou canabidiol — o principal ingrediente ativo que resulta do cânhamo.
A marca foca-se especialmente em produtos naturais e bem-estar, sendo que nasceu da fusão de dois mundos, a cosmética francesa ligada à botânica e a evolução biotecnológica que se assiste em Portugal. Os dois grandes fundadores da marca são Thien Doan e Loïc Steinbach, de 43 anos, que criaram o projeto no final do ano de 2021 e encontraram em solo nacional a localização ideal para desenvolver a ideia.
Devido à experiência de Loïc no universo da beleza marcada pelo uso de químicos na confeção dos produtos, resolveram avançar com um projeto alinhado com os valores de ambos. Desta forma surgiu uma marca com produtos ecológicos e com um método de produção diferente do utilizado noutras fábricas, nomeadamente recorrendo à extração a frio.
“A empresa é portuguesa, mas fundada por dois franceses”, acrescenta. A ideia foi sempre criar cosméticos que reflitam a origem dos co-fundadores e a sua história, pelo que compram os ingredientes maioritariamente em França e toda a produção é feita em Portugal: “quisemos criar uma marca com valores locais, não só o conceito, mas os produtos, os ingredientes e a imagem”.
Atualmente, a marca ainda não tem um ponte de venda próprio, mas os produtos já podem ser encontrados em várias em lojas físicas desde o início do ano. Já são vendidos em várias farmácias e parafarmácias em França e pretendem, nesta fase de lançamento inicial, marcar presença em vários pontos de venda em Lisboa: “A nossa marca é técnica, então a ideia é vender em farmácias ou lojas biológicas”, termina.
Pode conhecer mais sobre a Sowé e os seus produtos no site da marca.
Texto por New Woman