Sofre de colesterol alto? Sigas estas 10 dicas e melhore a sua saúde

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Sofre de colesterol alto? Sigas estas 10 dicas e melhore a sua saúde

Ter o colesterol alto não é nada bom para a sua saúde mas existem formas de o diminuir e sem ter de recorrer a medicamentos. Siga estas dicas e baixe os níveis de colesterol.

Todas sabemos que ter o nível de colesterol elevado leva ao surgimento de várias doenças como as cardiovasculares. O colesterol trata-se de uma gordura que é essencial ao nosso organismo pois, garante o bom funcionamento das células, hormonas e até sistema nervoso. Contudo, existe o colesterol bom -HDL e o mau- LDL. Este último é capaz de formar placas e coágulos, bloqueando a circulação sanguínea.

Assim, para evitar problemas de saúde deve ter hábitos saudáveis como uma alimentação equilibrada e praticar exercício físico. Desta forma, evita a toma de medicamentos que são prejudiciais para o organismo.

Siga estas dicas e diminua o seu colesterol de forma natural:

1- Use bergamota

Os investigadores acreditam que a alta concentração de flavonóides presentes na bergamota são o seu segredo para combater o colesterol mau. Dois dos seus flavonóides são conhecidos por inibirem a formação de placa nas artérias.

2- Beba vinho

O vinho tinto aumenta o bom colesterol- o HDL – e limpa as artérias. Porém, há que beber com moderação porque o excesso de álcool é nocivo para a saúde.

3- Consuma Tofu

Segundo investigadores da Escola Médica de Harvard, comer tofu e soja diariamente pode reduzir o colesterol mau em 5 a 6%.

4- Aposte na groselha indiana

Este fruto tem tanta vitamina C que é capaz de combater o colesterol. Além disso, contém ainda antioxidantes que juntamente com o complexo vitamínico deste fruto ajudam a desbloquear as artérias.

5- Ingira levedura de arroz vermelho

É um tipo de levedura que contém monacolina K, um composto importante na regulação dos níveis do bom e do mau colesterol. Estudos revelaram que cápsulas de levedura de arroz vermelho podem reduzir o colesterol LDL em 10% a 30%.

6- Aposte na raiz de alcaçuz

Esta raiz tem a capacidade de reduzir a gordura corporal e consequentemente diminui o colesterol.

7- Use extrato de cebola

Um estudo apresentado à Sociedade Norte-Americana de Endocrinologia descobriu que o extrato de cebola reduz o colesterol total em ratos diabéticos. Outros estudos já tinham descoberto que a cebola era eficaz na redução do colesterol mau (LDL) e do excesso de açúcar no sangue de ratinhos.

8- Consuma alimentos ricos em pectina

Esta fibra consegue reduzir o colesterol até 10%, de acordo com investigadores holandeses. Funciona como os fitosteróis, uma vez que a pectina impede que o mau colesterol seja absorvido pelo corpo. A pectina pode ser encontrada em quantidades satisfatórias por exemplo, na maçã.

9- Durma bem

Um estudo da Escola Médica da Universidade de Nihon, no Japão, descobriu que as mulheres que não dormiam o suficiente – menos de cinco horas por noite – tinham níveis de mau colesterol mais alto e de bom colesterol mais baixo. O metabolismo do colesterol ocorre durante o sono assim, se não dormir bem desregula todo o processo.

10- Opte pelo abacate

É um fruto rico em gordura monoinsaturada, ou seja, é uma boa gordura. Ajuda a aumentar o colesterol bom e a reduzir o mau pois, contém altos níveis de fibras solúveis que conseguem estabilizar os níveis de gordura no sangue.

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