Está farta de ver borbotos nas suas peças de malha e não sabe porque é que eles surgem nas roupas de inverno? Siga as nossas dicas e evite que essas temidas bolinhas se formem.
Já é época de começarmos a vestir roupas quentes pois o frio já chegou e veio para ficar. Apostamos que já tinha saudades de vestir aquelas camisolas de malha ou de lã que nos aconchegam. Mas, assim que olha para a peça de roupa é capaz de avistar logo a presença dos temidos borbotos. Sim, são uma chatice e queremos rapidamente livrar-nos deles.
Roupa de materiais como lã e outras fibras naturais requerem cuidados especiais porque, é a fricção dessas fibras que provoca os famosos borbotos que todas nós detestamos. Assim, é essencial prevenir que essas bolinhas se formem nas peças e tudo começa na forma como lavamos essas peças.
1- Olhe para a etiqueta
Antes de lavar as peças é melhor dar uma vista de olhos na etiqueta. As peças mais delicadas devem ser lavadas à mão a baixas temperaturas e não devem ser esfregadas mas apenas mergulhadas na água com detergente.
2- Seque as peças na horizontal
Na hora de secar também deve ter em atenção que não é igual ao que faz com a maioria das peças. As malha devem ser secas estendidas completamente na horizontal, para não ficarem com marcas.
3- Evite passar o ferro de engomar
Pode usar o ferro para tirar vincos mais difíceis porém, deve evitar. Se tiver mesmo que o fazer use um pano entre o ferro e a peça de roupa e calque a peça. Não faça movimentos longitudinais.
4- Arrume em sacos de pano
As peças de malha mais delicadas, as que têm uma elevada percentagem de fibras naturais devem ser arrumadas dentro de sacos de pano para prevenir o aparecimento de borbotos.