Siga estas 5 dicas para dormir bem

Havaianas tem as calças tendência que estão a conquistar as influenciadoras
17 de Março, 2023
Cores fortes, gangas e lantejoulas. Conheça a nova coleção da Parfois
17 de Março, 2023

Siga estas 5 dicas para dormir bem

Dormir bem é fundamental para o corpo recarregar energias e essencial para manter uma boa saúde física e mental.

Dormir bem é fundamental para o corpo recarregar energias e essencial para manter uma boa saúde física e mental.

É esta sexta-feira, dia 17 de março, que se celebra o Dia Mundial do Sono. Apesar de todos sabermos que dormir bem é fundamental para o corpo recarregar energias e essencial para manter uma boa saúde física e mental, com o ritmo elevado que vivemos, o sono reparador sai muitas vezes prejudicado.

A ausência de momentos regulares de descanso pode dar aso a condições crónicas capazes de afetar a saúde física, mental, social e mesmo financeira. Um estudo publicado em 2019, na Healthcare, descreve o sono insuficiente como um problema predominante na sociedade moderna, alertando para o número considerável de evidências científicas que sugerem que a falta de sono pode causar uma série de disfunções médicas e mentais adversas. 

Apesar de variar de pessoa para pessoa, o número ideal de horas de sono para os adultos varia entre sete e nove horas por noite. Fique a conhecer as 5 dicas do Mundo Z da Zurich que o vão ajudar a dormir bem para beneficiar de um sono reparador.

  1. Encontre uma rotina. Certifique-se que se deita à mesma hora todas as noites e acorda à mesma hora todas as manhãs. Por uma questão de consistência, esta rotina inclui fins-de-semana.
  2. Certifique-se de que o seu quarto está confortável, escuro e a uma temperatura que o ajude a relaxar. 
  3. Evite ingerir alimentos pesados, ricos em açúcar ou cafeína pouco antes de se deitar.
  4. Remova ou desligue quaisquer dispositivos e certifique-se de que não o perturbarão.
  5. Faça exercício físico durante o dia.

Ao dormir bem e a garantir uma noite de sono de qualidade está também a proteger o sistema imunitário, uma vez que o corpo desempenha funções importantes durante o repouso que permitem evitar infeções e reduzir o tempo de recuperação após doença ou lesão.

O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos – CDC, na sigla em inglês – concluiu que uma pessoa que durma menos horas do que as recomendadas conta com uma maior probabilidade de poder vir a sofrer de diferentes problemas, incluindo doenças cardiovascularesdiabetes ou obesidade. Ao dormir bem, o seu sistema nervoso abranda e os níveis de cortisol baixam – o que é uma oportunidade de relaxar verdadeiramente e reduzir os níveis de stresse.

Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard