Setembro Amarelo: cuide da saúde mental durante a menstruação com este guia

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Setembro Amarelo: cuide da saúde mental durante a menstruação com este guia

menstruação

Setembro Amarelo é uma campanha de consciencialização para a prevenção do suicídio e nada melhor que relacionar a saúde mental com a fase da menstruação. Conheça o guia para que cuide de si na altura mais difícil do mês.

Esta causa, que decorre durante todo o mês de setembro em vários países, tem como propósito chamar a atenção para a importância da saúde mental, com objetivo de sensibilizar e reduzir o estigma em torno das questões do foro psicológico. Também, é importante para as mulheres relacionarem a saúde mental e a menstruação, já que essa fase do mês tem um impacto significativo no bem-estar emocional e psicológico.

O ciclo menstrual e a saúde mental

O ciclo menstrual é um processo complexo que envolve flutuações hormonais, e estas alterações podem afetar a saúde mental de uma pessoa. É essencial reconhecer que estes efeitos podem variar significativamente de pessoa para pessoa. Para algumas, estas alterações são ligeiras e controláveis, enquanto para outras podem ser perturbadoras. As alterações comuns que se podem sentir durante a menstruação vão desde as mudanças de humor, ansiedade, depressão e até à conhecida TPM (síndrome de tensão pré-menstrual) onde ocorrem vários sintomas físicos e emocionais nos dias que antecedem a menstruação.

Felizmente, há muitas formas de facilitar as coisas e de relaxar durante a menstruação. A INTIMINA, marca que oferece a primeira gama de produtos dedicados ao cuidado da saúde íntima feminina, decidiu partilhar um guia com conselhos para melhorar o bem-estar durante a menstruação.

Gestão de stress 

Praticar técnicas de redução do stress, como mindfullness, meditação, exercícios de respiração profunda ou ioga podem ajudar a acalmar a mente e a reduzir o impacto das alterações hormonais na saúde mental. O simples facto de respirar fundo pode ser suficiente para recentrar. Estes exercícios de respiração podem ajudar a mudar a energia e a melhorar o humor.

Praticar exercício físico

Caminhar não ajuda apenas a manter a saúde física sob controlo, também é incrível para a saúde mental porque aumenta as endorfinas. Estas hormonas da felicidade ajudam a diminuir a sensibilidade ao stress e à dor. Investigadores do Kings College Londres descobriram que a prática de exercício físico durante apenas vinte minutos por dia pode diminuir o risco de depressão em cerca de um terço.

Ter apoio de amigos e familiares

Quer seja preciso alguém com quem rir ou de um ombro para chorar, deve-se manter contacto com as pessoas mais próximas. Os amigos e os familiares constituem um forte sistema de apoio emocional. São frequentemente as primeiras pessoas a quem recorremos quando enfrentamos desafios, stress ou momentos difíceis. Falar com alguém que se preocupa e ouve pode aliviar o stress e a ansiedade, proporcionando alívio e conforto.

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