Será que o óleo de coco é mais saudável que o azeite? Saiba a resposta de uma nutricionista

Colorida, sustentável e divertida. É assim a nova coleção de artigos de viagem da American Tourister
27 de Setembro, 2023
Já abriu uma nova loja da Women’secret. Saiba onde fica
28 de Setembro, 2023

Será que o óleo de coco é mais saudável que o azeite? Saiba a resposta de uma nutricionista

coco

Nos últimos tempos tem se ouvido que o óleo de coco é uma gordura cheia de benefícios e há quem diga que é melhor que o azeite, mas será que é verdade? Saiba a resposta segundo uma nutricionista.

O óleo de coco está na moda e isto deve-se muito ao facto de apontarem que este óleo é um aliado ao emagrecimento, pois acelera a perda de gordura devido à presença de ácidos gordos que contribuem para a aceleração do metabolismo. Outro benefício apontado é de que tem a capacidade de reduzir o colesterol. Assim, o azeite, que é a gordura de eleição da dieta mediterrânea, foi posto de lado. Agora é óleo de coco o rei das gorduras. Mas será mesmo assim?

Segundo a nutricionista Conceição Calhau, é injusto comparar o azeite com o óleo de coco. O azeite é uma gordura monoinsaturada e o óleo de coco é uma gordura saturada logo, têm caraterísticas diferentes. Mas, vamos aos estudos. Está comprovado de que o óleo de coco não tem uma quantidade suficiente de ácidos gordos de modo a surtir o efeito de emagrecimento. E também não vale a pena começar a ingerir mais quantidade do óleo já que, em excesso contribui para o aumento de gordura.

Além disso, de acordo com um estudo da American Heart Association, a população deve substituir as gorduras saturadas (como o coco) por gorduras polinsaturadas e monoinsaturadas (como o azeite) de forma a reduzir a incidência de doenças cardiovasculares. A verdade é que gorduras saturadas estão associadas ao aumento do colesterol LDL (o mau colesterol) logo, o óleo de coco não é assim tão saudável como dizem que é.

Assim, a maior vantagem do óleo de coco é apenas da gordura ser resistente à temperatura tornando-se excelente para cozinhar. Como é rica em ácidos gordos é mais resistente à oxidação e à polimerização (alteração das moléculas). Por isso já sabe, a melhor opção continua a ser o nosso predileto azeite!

Leia mais artigos sobre Gastronomia aqui.

Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard