É provável que tenha ouvido falar que não devemos ter plantas no quarto porque consomem muito oxigénio. Mas será que é verdade ou trata-se de um mito? Leia o artigo e saiba a resposta.
Com certeza que já ouviu esta frase, “As plantas dentro do quarto são perigosas pois consomem o oxigénio e libertam dióxido de carbono durante a noite”. E de certeza que a segue e por isso não tem nenhuma planta no seu quarto. Contudo, será que é mesmo verdade e ter, nem que seja uma planta, prejudica a nossa saúde?
Uma jornalista especialista em ciência da revista BBC Science Focus, Alexandra Franklin-Cheung, quis esclarecer esta questão. “É verdade que ao apagarmos a luz, a planta não tem mais nenhuma fonte de energia e a fotossíntese é interrompida. Isto significa que já não absorve CO2”, explica. Logo, a jornalista diz que se trata de um mito e acrescenta que “Qualquer planta pequena o suficiente para caber no nosso quarto produz muito menos dióxido de carbono do que um ser humano a dormir e é perfeitamente segura para partilhar o mesmo espaço.”
Mas há determinadas plantas que são a escolha ideal para ter no quarto já que absorvem humidade, não necessitam de tanta rega, não requerem luz solar direta e filtram partículas do ar. Saiba quais as plantas que deve apostar em ter no espaço onde dorme.
Hera– Absorve o mofo e cheiros desagradáveis;
Lírio da paz- Absorve humidade;
Palmeira- Controla os níveis de humidade;
Espada de são jorge- Absorve fungo e a humidade
Planta aranha– Absorve poluentes do ar