Sabemos que devemos ter uma alimentação saudável, mas será que a saúde dos intestinos tem impacto na nossa pele? Leia o artigo e saiba a resposta.
Quantas vezes é que reparou que se exagerar na ingestão de açúcar e gordura, a sua pele é a primeira a sofrer? Aquelas borbulhas que surgem ou aquela oleosidade em excesso são resultado daquilo que come. Assim sendo, será que podemos afirmar que a saúde dos intestinos influencia a nossa pele?
Primeiro, é importante perceber qual a principal função dos intestinos. Tanto o delgado como grosso, têm a função de absorver nutrientes dos alimentos que ingerimos. Por isso, quaisquer desiquilíbrios que ocorram nestes órgãos comprometem todo o nosso corpo, explica Filipe Gomes, gastroenterologista na Clínica CUF Leiria. Assim sendo, se os intestinos não estiverem bem, a pele também sofre. Desidratação, sensibilidade ou irritações podem ser resultado de um intestino pouco saudável.
Quando ocorre um desequilíbrio na homeostasia da microbiota intestinal ( chamada de disbiose), são libertadas moléculas pró-inflamatórias na corrente sanguínea que afetam a saúde da pele. Se tiver uma doença intestinal como a de Crohn ou doença celíaca, é capaz de já ter notado que a sua pele por vezes manifesta alguns problemas.
Para prevenir problemas na pele e melhorar a saúde dos intestinos deve ter uma alimentação saudável e equilibrada. Ingira fibras e aposte em alimentos probióticos como o kefir, a kombucha ou o miso. Além disso, praticar exercício e ter um sono de qualidade são outros dos hábitos que potenciam a sua saúde.