A chuva está de regresso assim como o frio, e nestes dias é normal sentirmo-nos mais tristes e com menos energia. Leia o artigo e conheça as razões.
Um estudo feito com 500 pessoas comprovou que temperaturas entre os 10º C e os 21ºC são aquelas que estão mais ligadas à boa disposição. Um céu azul e a luz do sol melhoram o estado de espírito das pessoas, tornando-as mais confiantes e tolerantes. Por outro lado, a chuva, humidade e nevoeiro influencia o corpo humano e faz com que este produza menos endorfinas, serotonina e dopamina. Por este motivo é que nos sentimos mais tristes e com pouca energia.
Segundo a visão saúde, o frio inibe a energia já que, o corpo recebe um sinal de que deve repousar mais. A diminuição de horas de luz solar também contribui para que sinta mais letargia e tristeza pois, o sol deixa-nos mais felizes e enérgicos. A psicóloga clínica Jacquelyn Johnson corrobora o estudo e explica que a forma como o clima afeta uma pessoa depende de preferências pessoais, mas estudos científicos comprovam que existem tendências seguidas pela maioria da população e que a meteorologia realmente afeta a saúde mental.
E a chuva? Bem, esta até nos ajuda a dormir melhor. De acordo com a investigação, o som da chuva vibra numa frequência que nos transmite calma.