Nem todas sentimos o mesmo quando ouvimos música e há um estudo que revela o que isso pode significar. Leia o artigo e saiba mais.
Diferentes tipos de música despertam diferentes emoções e provocam uma série de respostas no corpo humano. Ouvir música não é apenas lazer, esta pode ter efeitos terapêuticos e ser parte das estratégias de estímulo de áreas do cérebro que despertam os potenciais de aprendizagem.
Se já tive a experiência de ouvir música e sentir um arrepio, segundo um estudo, isso significa que tem um cérebro único ou seja, tem um maior volume de fibras que conectam o córtex auditivo às áreas associadas ao processamento das emoções. Significa concretamente que o cérebro reage com maior intensidade aos estímulos musicais, o que indica que estas pessoas têm maior tendência para serem altamente empáticas.
Neste estudo, os investigadores também concluíram que pessoas que reagem com maior intensidade a canções, também podem senti-lo com outros estímulos estéticos, tais como artes visuais, dança, poesia ou arquitetura. Isto não quer dizer que quem não se arrepia com uma canção seja insensível, mas sim que fá-lo com menor intensidade. Com o estudo foi possível perceber o papel da música que apela através de um canal auditivo para emoções e centros de processamento social do cérebro humano, concluem os investigadores.