Saiba qual é o bolo que lidera lista dos 100 melhores doces do mundo

A combinação perfeita para estar confortável em casa
2 de Março, 2023
Istituto Europeo di Design presente na ModaLisboa
2 de Março, 2023

Saiba qual é o bolo que lidera lista dos 100 melhores doces do mundo

Créditos de Imagem: TasteAtlas

A plataforma gastronómica TasteAtlas nomeou os 100 melhores doces do mundo, entre os quais estão quatro iguarias portuguesas.

Terá a lista elaborada pela TasteAtlas vindo para acabar com uma das maiores disputas da história da gastronomia portuguesa? Pastel de Belém ou Pastel de Nata? Qual é o melhor? Pois bem, a plataforma gastronómica declara que o Pastel de Belém é o melhor dos dois, colocando-o, inclusive, na primeira posição da lista de melhores doces do mundo. No entanto, os amantes de Pastel de Nata, especificamente dos da Manteigaria, têm razões para estar extremamente satisfeitos, pois, tirando o facto de o seu maior rival ter sido colocado na primeira posição, o segundo lugar no pódio é seu.

“O pastel de Belém é uma tarte tradicional portuguesa feita com creme de ovo e é o antecessor do famoso pastel de nata. […] A primeira receita de pastel de Belém data de 1837 quando foi produzida pelos monges do Mosteiro dos Jerónimos”, diz a TasteAtlas no seu website. “Apenas as tartes produzidas na Fábrica Pastéis de Belém podem ser chamadas de Pastel de Belém, enquanto os outros, produzidos por outras pastelarias em Lisboa são chamados de Pastel de Nata. Independentemente do nome, estas tartes podem ser servidas frias ou quentes e em 2009, o The Guardian listou o Pastel de Belém como uma das 50 melhores coisas para se comer no mundo”, completou.

Relativamente aos Pastéis de Nata, a plataforma gastronómica diz que, além de serem os descendentes dos Pastéis de Belém, várias pastelarias têm a sua receita, enquanto apenas existe uma para o seu antecessor. Dada a paixão que existe em redor desta iguaria, as pastelarias guardam as suas receitas como tesouros e com excelentes razões para tal, uma vez que os amantes destes pastéis estão sempre a tentar replicar aquele pastel que os fez apaixonar-se pela iguaria tradicional portuguesa.

Além destes dois doces portugueses, a lista da TasteAtlas conta com a Bola de Berlim, na quinquagésima (50) posição – “donuts que são cortados em metade e recheados com um creme de ovo doce. Fofos no exterior e cremosos no interior, estes donuts são tipicamente cobertos com açucar granulado depois de recheados” – e com os Travesseiros de Sintra na nonagésima-quinta (95) – “Estes doces estaladiços são feitos de uma combinação de massa folhada com um recheio cremoso de gemas de ovos e amêndoa”, diz a plataforma gastronómica no seu website.

Conheça outras novidades sobre gastronomia aqui.

Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard