A banana é uma fruta que traz muitos benefícios à saúde, se consumida moderadamente.
A banana é uma das frutas mais consumidas do mundo, seja pelo seu sabor, pela facilidade de a preparar- basta descascar e voilá, está pronta para consumo- pelos benefícios que traz à saúde, ou pelo facto de ser uma fruta versátil e que se adapta a todos os gostos, pode ser comida crua ou cozida, inteira ou amassada, em saladas ou em pratos doces.
É sabido que esta fruta é rica em ferro – um mineral que participa na produção das células vermelhas do sangue e promove o transporte do oxigênio dos pulmões para outras partes do organismo – em potássio e vária vitaminas, em especial a vitamina B6- que tem um papel importante na prevenção de insónias.
No entanto, deve ter atenção. Já sabe, tudo o que é em exagero é demais, e como tal, deve come-la com moderação. Isto porque a banana contém uma quantidade substancial de ácido tânico (várias substâncias orgânicas amareladas que são ligeiramente solúveis em água) e, embora seja inofensivo em pequenas doses, pode causar obstipação – se consumido em grandes doses – e que a longo prazo, produz um impacto negativo na saúde intestinal ou no microbioma (as bactérias do intestino). Outras consequências do consumo excessivo de bananas são o inchaço e a flatulência (acumulação de gases numa cavidade natural, principalmente no estômago ou intestino).
É aconselhada uma alimentação moderada, e com isto, o número “ideal” de consumo diário é de uma a duas bananas por dia. No entanto, depende de pessoa para pessoa, visto sermos todos diferentes e como tal as doses e nutrientes vão variar em função das necessidades de cada um.
Artigo por Francisca Pinheiro