O IPMA prevê uma subida acentuada da temperatura para este fim de semana.
Uma “região depressionária” é a razão que está por detrás deste aumento de temperatura nos próximos dias 30 e 31 de julho. Na madrugada do próximo sábado, dia 30 de julho, a temperatura máxima do ar vai subir de forma evidente no litoral Norte e Centro de Portugal, por consequência da rotação do vento para o quadrante leste, devido a uma região depressionária no sudoeste da Península Ibérica e a um anticiclone posicionado sobre ao Açores que se estende em crista em direção ao Golfo da Biscaia.
A temperatura máxima vai subir entre 2 a 4°C em todo o território, esta sexta-feira, 29 de julho – menos na faixa costeira, onde se vai manter – no sábado está previsto que haja uma subida de 5 a 8 °C em todo o litoral Norte e Centro, e de 2 a 4 °C no restante território do Continente, segundo o comunicado do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Nas regiões mais interiores dos vales do Douro e do Tejo, no interior do Alentejo e em alguns locais do Interior Centro, as temperaturas máximas chegarão aos 40 e 42 °C. No restante território, as máximas vão rondar os 35 e 40 °C, sendo que na faixa costeira irá variar entre 25 e 35 °C, com os valores mais baixos a sentirem-se no litoral Alentejano e na Costa Vicentina.
Artigo por Francisca Pinheiro