SAIBA COMO PODE POUPAR NA ELETRICIDADE

SUGESTÕES NEW WOMAN: 3 FILMES PARA VER NO FIM-DE-SEMANA
12 de Agosto, 2022
O ÚLTIMO FILME DE “365 DIAS” ESTÁ QUASE A CHEGAR  
12 de Agosto, 2022

SAIBA COMO PODE POUPAR NA ELETRICIDADE

A conta da eletricidade é uma das que mais pesa na carteira dos portugueses. A New Woman selecionou algumas dicas que a vão ajudar a poupar dinheiro no final do mês.

O Impacto indireto da guerra levou à subida dos preços. Só em 2022, os cereais vão subir mais de 20%, a energia mais de 50% e os fertilizantes quase 70%. O aumento dos preços da energia vai afetar toda a economia global, e como tal, é necessário termos em atenção o consumo da mesma, mais do que nunca. Poupar na eletricidade é fundamental nos tempos que correm e a pensar nisto, a New Woman sugere-lhe algumas dicas para minimizar este impacto.

Vai parecer uma sugestão óbvia e sem sentido, mas acredite que a maioria das famílias portuguesas não o faz. Se não está a utilizar uma divisão da casa, desligue as respetivas luzes. Este é um pequeno ato que vai poupar dinheiro quando chegar a fatura da luz. Sabia que a iluminação é responsável por cerca de 10 a 15% do consumo de eletricidade total da habitação? Aproveitar a luz natural, é fundamental para poupar eletricidade todo o ano. Agora que estamos no verão, temos de aproveitar a grande quantidade de luz natural que os dias nos dão. Existe luz natural até às nove da noite, por isso não precisa de ligar as luzes em casa. Seque a roupa ao ar livre. Aproveite o facto de estarmos no verão, a roupa seca mais depressa e não gasta eletricidade com a máquina de secar. Opte por ter as paredes e o teto da sua casa em tons claros. Cores como o branco e o bege refletem a luz do sol. Assim não vai precisar de iluminação artificial tão frequentemente. Substitua as lâmpadas incandescentes por lâmpadas economizadoras. Dão a mesma luz, mas poupam 80% da energia elétrica utilizada e duram oito vezes mais. Se possível, opte pelas lâmpadas LED, podem ser mais caras, mas vai ver que ao final de um ano vai compensar. Irá poupar cerca de três euros por cada hora de utilização diária.

Nos dias mais quentes, o ar condicionado é o melhor amigo dos que sofrem de calor, mas os piores amigos daqueles que pagam as contas ao final do mês.  Para evitar esta tarefa quase impossível, mantenha a casa fresca e poupe eletricidade. Nas horas em que as temperaturas estão mais elevadas, feche bem as janelas. Se ainda assim sentir muito calor opte pelo o uso de ventoinhas de teto ou de pé, consideradas mais económicas. Se não conseguir mesmo deixar de usar este eletrodoméstico, mude o filtro todos os meses para poupar até 20% da eletricidade gasta por este aparelho, programe a temperatura consoante as necessidades, sem exagerar e apenas durante o tempo estritamente essencial para refrescar a divisão em causa.

Sabia que desligar totalmente os aparelhos pode conduzir a poupanças significativas? Por isso, não se esqueça, desligue mesmo os aparelhos. Não se limite a deixar os televisores, computadores e todos os restantes aparelhos eletrónicos similares em modo stand-by. Ligados à tomada, continuam a gastar energia, o que corresponde a uma despesa anual média de 40 euros. Para evitar gastos de energia desnecessários, especialmente com os aparelhos informáticos, utilize tomadas com botão-corte de corrente. Esta é uma das melhores soluções, pois para além de prática, garante que não gasta energia em vão. Assim que a carga do seu telemóvel estiver completa, desligue-a da tomada imediatamente. Não vai deixar que a bateria fique viciada e vai poupar energia.

No que toca aos eletrodomésticos, comece a prestar mais atenção aos pequenos detalhes que acrescem em muito a sua fatura da luz. Comece por regular a temperatura da máquina de lavar roupa para os 40ºC em vez dos 60ºC. Vai se aperceber que registou uma poupança final de energia de 55%. Só coloque roupa a lavar quando estiver com a carga máxima, até porque só assim poderá rentabilizar os custos de cada utilização. Esta é uma regra que também se aplica à utilização da máquina de lavar loiça, a poupança final poderá chegar aos 40%. Evite abrir desnecessariamente a porta do frigorífico e, quando o fizer, faça-o o mais rápido possível. Verifique periodicamente o estado das borrachas das portas do frigorífico. A temperatura ideal para a conservação dos alimentos é entre os 3ºC e os 5ºC: abaixo desse valor irá exigir um esforço extra desnecessário que terá repercussões na sua fatura da luz. 

Tenha em atenção o local onde coloca o frigorifico, estes devem estar longe de focos de calor, como é o caso do fogão, das portas e das janelas. Estas permitem a entrada direta de luz solar sobre estes aparelhos, obrigando-os a gastar mais energia. Estas foram algumas dicas para ver uma descida da sua fatura da luz ao final do mês. Comece a tomar mais atenção aos pequenos detalhes que fazem toda a diferença.

Artigo por Francisca Pinheiro

Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard