Algumas dicas para melhorar a saúde do cabelo loiro ou com madeixas
Uma mudança no cabelo, pode elevar a autoconfiança de uma Mulher. Hoje, a oferta no cabeleireiro permite que seja possível ver-se de formas diferentes e a verdade é que aclarar o cabelo continua a ser uma das favoritas entre a comunidade feminina, sobretudo na altura do verão. Desde um trabalho mais natural de madeixas a um loiro platinado existem cuidados que se devem ter depois das agressões severas que resultam de uma descoloração.
Tudo vai depender do quão saudável estava o seu cabelo antes de fazer algum dos procedimentos capilares. Por norma, os profissionais não prosseguem com a descoloração quando é visível que o cabelo não está preparado para receber uma agressão tão forte, mas mesmo assim repense se será a melhor ideia antes de tomar a decisão. Não é só a ida ao cabeleireiro que é cara, como também os cuidados continuados que precisará de fazer para o seu cabelo se manter forte e bonito.
A descoloração é o processo que tira o pigmento dos fios. Quanto mais escuro for o fio de cabelo mais difícil é o processo. São mais camadas de cor a serem retiradas e mais tempo para o produto agir no cabelo, logo os danos são mais severos. Conheça alguns dos cuidados que pode ter para preencher as necessidades do cabelo pós-química.
Pergunte ao seu cabeleireiro a gama de produtos que ele a recomenda a usar, porque ele saberá reconhecer melhor do que ninguém aquilo que o seu cabelo precisa neste momento.
Na sua rotina de lavagem capilar inclua um champô adequado, um condicionador (dependendo da sua composição) e uma máscara de tratamento. Possivelmente, será boa ideia começar a usar com frequência óleo para as pontas, uma vez que as consequências mais sentidas por quem descolora o cabelo é precisamente o ressecamento dos fios. Estes são algumas das gamas conhecidas pela sua eficácia no tratamento.
Lavar o cabelo com água demasiado quente resseca o cabelo. O ideal é lavar o cabelo com água fria a morna, porque essas temperaturas são as que menos agridem os fios.
Banalizou-se a ideia de que o champô é para colocar sobre o couro cabeludo em comprimento, mas a verdade é que as propriedades higienizantes necessárias para limpar o couro cabeludo ressecam as pontas do cabelo. Para qualquer cabelo, mas especialmente para o cabelo com descoloração, o champô deve ser passado no couro cabeludo numa quantidade pequena (tamanho de uma noz em média).
O Pre-Champô ajuda a reduzir o ressecamento do cabelo causado pelos resíduos de Champô. Para fazer esta técnica basta aplicar nas pontas antes do banho algum condicionador e deixar atuar pelo mínimo de 10 minutos. Quando for lavar o seu cabelo e passar o Champô, o condicionador irá proteger as pontas dos resíduos que caem naturalmente sobre o resto do cabelo. Experimente esta técnica e veja se nota diferenças na maciez do seu cabelo.
Aquilo que a descoloração tira tem que ser compensado nos cuidados com o cabelo. O cabelo descolorado não se encontra numa fase de manutenção, mas sim na de tratamento. As máscaras ajudam a complementar, precisamente, o tratamento que é necessário nesta fase mais frágil da saúde do nosso cabelo. Normalmente, as queixas mais sentidas por quem faz a descoloração é o ressecamento dos fios, a porosidade capilar, o progressivo amarelar dos fios e a perda de estrutura. Siga um cronograma capilar que tenha as etapas de hidratação, nutrição e reconstrução. Cada uma destas fases ajuda a alimentar certas necessidades que o cabelo sente. Para perceber qual é o dia de fazer hidratação, nutrição ou reconstrução conheça o seu cabelo, toque no comprimento e perceba se o que sente é falta de brilho, de maciez ou de estrutura. A partir daí consegue entender facilmente qual é a etapa em questão do dia.
O uso continuado de aparelhos que sobreaquecem o cabelo faz com que os danos se acentuem ainda mais num cabelo que já está fragilizado. Para além dos efeitos nefastos do calor, o uso contínuo de prancha ou de babyliss pode deixar os fios mais amarelados, algo que por norma as mulheres não desejam. Tudo isto aplica-se também à secagem do cabelo, agora que estamos no verão aproveite para deixar o cabelo secar ao natural.
Caso queira alisar ou fazer ondas no seu cabelo, tente fazê-lo com prudência e não se esqueça de pôr protetor térmico antes. Apesar de este não anular os danos do calor, serve para reduzi-los. É importante reforçar que o uso de protetor térmico não se aplica apenas nestas circunstâncias. Independentemente do que vá fazer, passe protetor térmico antes de sair de casa. Para além dos produtos de calor, o sol é um fator natural que agride o cabelo, por isso, o cabelo também se precisa de proteger dele.
Se este verão optou por ser loira global, esqueça a piscina. As piscinas costumam ter a presença de cloro nas águas e este elemento químico em contato com o cabelo loiro tem uma reação que faz com que o cabelo fique verde. A menos que queira este resultado, tenha muito cuidado com as piscinas porque reverter a situação é complicado e é mais uma agressão para o cabelo.
Se por acaso decidiu apostar num moreno iluminado, não se preocupe que as madeixas não vão ficar verdes em contacto como a água, mas mesmo assim tenha atenção porque os químicos colocados nas piscinas só ressecam e danificam o cabelo.
No caso da praia a agressão está relacionada com o sol e com o sal da água. Tenha cuidado e prudência. Evite as horas de maior calor e de estar com o cabelo exposto diretamente ao sol. Aproveite e leve o óleo para as pontas e o seu protetor solar.
É possível ter um cabelo loiro ou com madeixas bonito e saudável. Tente implementar estes hábitos à sua rotina e veja melhorias significativas na qualidade do seu cabelo. Lembre-se que é um processo de continuidade e que é no dia-a-dia que se trata do cabelo e que coisas simples podem fazer diferença.
Artigo por Sara Teixeira