A New Woman dá-lhe a conhecer algumas das técnicas para melhorar aparência das manchas nas axilas e nas virilhas.
As zonas com maior tendência à hiperpigmentação do corpo são as axilas e as virilhas. Algo esteticamente não atrativo para alguns que pode condicionar na hora de vestir. Se uma mulher tem estas regiões mais escuras, pode não se sentir confortável na hora de usar um bikini ou uma camisola de alças. Peças-chave no verão. Para dar a conhecer algumas formas de atenuar a hiperpigmentação nestas regiões, a New Woman dá-llhe a conhecer alguns truques para conseguir aclarar as regiões.
As manchas na zona das axilas e das virilhas são frequentes devido ao grande atrito que existe nas regiões. Devido a este atrito, a pele fica mais espessa e inflamada, o que acaba por estimular a maior produção de melanina nestas regiões. Mais melanina, zonas mais escuras. As pessoas com a pele morena e/ou negra são as que mais têm tendência à hiperpigmentação da pele. A alergia a alguns desodorizantes e a depilação com lamina são dois fatores que também são associados ao escurecimento da pele.
Esfoliar a pele é muito importante para a remoção de células mortas e para a renovação da pele. Quando esfoliamos o corpo, estamos a permitir que a pele se renove com uma aparência mais saudável, lisa e uniforme. Tanto para evitar os pelos encravados como para promover a maciez da pele, a exfoliação também ajuda no tratamento das manchas. Devido às suas altas propriedades nutritivas, o mel é um ótimo aliado à saúde da pele. O esfoliante caseiro de mel e açúcar (branco, mascavado, de coco, entre outros) limpa a pele, não sendo agressivo, e promove a sua hidratação. Tente apostar em esfoliar as axilas e virilhas com frequência e conforme o tempo for passando, veja os resultados. O ideal é ir passando a mistura sobre a pele molhada, massagear com movimentos circulares e depois lavar abundantemente com água.
O bicarbonato de sódio tem múltiplos benefícios, sendo um deles o aclaramento. Tenha mais atenção a possíveis reações inesperadas com esta técnica. A New Woman não sugere caso seja uma pessoa com um tipo de pele mais sensível ou com problemas de pele atópica. Para o esfoliante são necessárias duas gotas de bicarbonato de sódio, quatro colheres de sopa de água e cinco gostas de óleo de amêndoas doces. Quando aplicar nas axilas e nas virilhas deixe agir por cinco minutos até que se forme uma crosta. Após isso, limpe abundantemente com água. Este tratamento ajuda a clarear gradualmente as manchas da pele. Faça duas vezes por semana. Lembre-se que não pode estar isolado de outros tratamentos como a hidratação intensiva da pele e a proteção da mesma.
A argila branca possui propriedades terapêuticas e também age no clarear das manchas da pele. É muito leve e a sua aplicação atua como um peeling superficial que renova as células da pele, entre as quais aquelas que estão com uma cor indesejada. Para fazer esta pasta vai apenas precisar de 1 colher de sopa de argila branca, suas de água e três gotas de algum óleo essencial. Depois da Mistura pastosa se formar, passe cuidadosamente sobre as regiões hiperpigmentadas e deixe atuar por 15 minutos. Faça este tratamento de duas em duas semanas.
A aloé-vera possui aloína e aloesina, duas substâncias com propriedades inflamatórias e antioxidantes. Para além do seu poder hidratante, a aloé-vera ajuda na redução da hiperpigmentação da pele. Muitas vezes recomendada após tratamentos químicos ou de depilação a laser, também pode ser usado no seu dia-a-dia. Comece a passar antes de se deitar sob as axilas e as virilhas limpas, um pouco do gel. A longo prazo, está a promover a hidratação e o clarear das zonas. Pode tanto usar o gel da babosa natural como comprar em farmácias. Já existem no mercado diferentes opções de aloé-vera com mais de 99% de origem natural.
O óleo de coco conta com propriedades antifúngicas, antibacterianas, antioxidantes e ainda com poder de hidratação e funções regenerativas. Pode ser um aliado eficaz no tratamento e na manutenção de axilas e virilhas uniformes e sem manchas. Se for tomar banho de noite, passe um pouco de óleo sobre as suas axilas e virilhas. Deixe agir por 15 minutos e depois exangue. Vai reparar uma sensação de hidratação imediata nas zonas. Pode fazer todos dos dias, caso não esteja a par de outro tratamento.
É de realçar a importância dos cuidados que se devem ter com este género de tratamentos caseiros. Em algumas situações, os tratamentos podem ter reações adversas na pele. Tenha cuidado com os truques caseiros que vê na internet, sobretudo se tem a pele sensível e com algum problema associado. Antes de tentar seguir alguma dica, perceba todos os ricos que dela poderão advir.
Artigo por Sara Teixeira