Existem diversas ervas aromáticas que muitas vezes são esquecidas e desvalorizadas. Se quer melhorar a saúde do seu cérebro e do seu cabelo tem mesmo de apostar numa erva muito comum. Saiba qual é.
Uma Naidoo, psiquiatra nutricional e especialista no cérebro revelou que o uso de uma determinada erva e dos seus extratos é capaz de ajudar nos sintomas de stress, depressão e ansiedade pois, atua no sistema nervoso. Além disso, segundo estudos, a erva aromática, muitas vezes desprezada, previne o envelhecimento do cérebro e pode até prevenir a doença de Alzheimer– algo que está a ser atualmente estudado.
De certeza que já deve ter ouvido falar nesta erva, nem que seja pela sua famosa canção. Estamos a falar do alecrim. A planta tem propriedades capazes de promover o bem-estar mental, estabiliza o humor e reforça as capacidades cognitivas, estimulando a memória e a concentração. Um outro estudo da Healthline concluiu que a toma de 500 mg de alecrim duas vezes por dia durante 1 mês reduz os níveis de ansiedade e melhora a memória e a qualidade do sono de estudantes universitários.
Mas, os benefícios não ficam por aqui. O alecrim é um excelente aliado do cabelo. Este atua como fortificante capilar, ajuda no crescimento do fios e devido às suas propriedades anti-inflamatórias, acalma o couro cabeludo, previne o aparecimento de caspa e evita a temida queda. Para o cabelo, use óleo de alecrim que pode ser aplicado diretamente no couro cabeludo ou pode optar por adicionar algumas gotas no seu champô.