Sabia que existe uma fruta que melhora a memória?

Micro-ondas - New Woman
Quais os erros mais comuns na limpeza do micro-ondas?
1 de Junho, 2023
Desentupir Canos - New Woman
Esta é a solução perfeita para desentupir canos
1 de Junho, 2023

Sabia que existe uma fruta que melhora a memória?

Maçã melhor memória - New Woman

Maçã melhor memória - New Woman

Maçã melhor memória - New Woman

A chave para uma memória duradoura pode estar mais próxima do que imagina. Esta fruta é das mais comidas em todo o mundo.

Quantas vezes já ouviu o ditado popular “uma maçã por dia, não sabe o bem que lhe fazia”? Parece que a sabedoria ancestral pode estar certa desta vez. Um estudo recente, publicado na prestigiada revista The Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), revelou que o simples ato de comer uma maçã diariamente pode desempenhar um papel crucial na preservação da nossa memória à medida que envelhecemos.

Os investigadores mergulharam nas propriedades das frutas e descobriram que os flavonóides – substâncias presentes em alimentos como a maçã – estão associados a uma melhoria na função cognitiva e podem ajudar a combater a perda de memória relacionada à idade. Mais especificamente, a ingestão de 500 miligramas (mg) deste composto por dia mostrou-se eficaz em impulsionar a capacidade de memória dos mais de 3500 adultos saudáveis, com idade média de 71 anos, que participaram no estudo financiado pela Mars.

Durante três anos, esses participantes comeram diariamente um suplemento com 500 mg de flavonóides ou uma pílula placebo, foram submetidos a testes de memória e responderam a questionários sobre os seus hábitos alimentares. No fim do estudo, os resultados revelaram que os indivíduos que comeram os flavonóides apresentaram uma leve, mas significativa, melhora na capacidade de memória. Intrigantemente, esse  efeito foi ainda mais pronunciado nas pessoas com uma dieta pobre e baixo consumo de flavonóides. Nesse subgrupo específico, as pontuações dos testes de memória aumentaram em média 10,5%, em comparação com o grupo que consumiu a pílula placebo, e registaram um aumento de 16% à memória base.

No entanto, é importante realçar que, segundo os autores do estudo, os flavonóides não têm efeito discernível em indivíduos que não apresentam deficiência dessas substâncias. Ou seja, aqueles que já comem uma quantidade adequada de flavonóides na sua dieta diária não sentem qualquer efeito, enquanto que para as pessoas que têm uma baixa ingestão de flavonóides, o consumo de alimentos ricos neste composto pode ser uma estratégia eficaz de aprimorar as suas habilidades de memória.

Posto isto, da próxima vez que olhar para a sua fruteira e observar que tem uma maçã, lembre-se de que esta fruta, aparentemente comum, pode conter um segredo valioso para uma memória saudável. Um hábito tão simples como saborear uma maçã diariamente pode ser o tempero necessário para preservar as lembranças, que não colocou nas redes sociais, ao longos dos anos.

Para ver mais conteúdo de Gastronomia, clique aqui.

Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard