Parque Mayer – lugar icónico da cidade de Lisboa – será o tema da Grande Marcha, devido à celebração do seu centenário.
O Parque Mayer servirá, este ano, como grande inspiração para as 23 marchas que, em junho do próximo ano, irão desfilar ao som da Grande Marcha de Lisboa.
O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, na cerimónia de entrega de prémios às Marchas Populares deste ano que teve lugar, no dia 11, nos Paços do Concelho. O presidente da CML revelou ainda que cada marcha e respetiva coletividade deverá ainda ter direito a “um apoio extraordinário de 10 mil euros”.
Antes do desfile na Avenida da Liberdade na noite de 12 para 13 de junho, os bairros vão-se mostrar no Altice Arena nos dias 2,3 e 4 de junho. No dia 2 (sexta-feira), desfilam as marchas: Voz do Operário (extraconcurso); São Domingos de Benfica; Boavista; Madragoa; Graça; Bica; Alto do Pina; e Lumiar. No dia 3 (sábado), desfilam as marchas dos Olivais; Castelo; Alcântara; Mouraria; Bairro Alto; Carnide; Belém e Mercados (extraconcurso). No último dia (4 de junho, domingo) é a vez da Santa Casa (extraconcurso); Ajuda; Marvila; Penha de França; São Vicente; Santa Engrácia e Alfama.
De forma idêntica à última edição, a Marcha Infantil das Escolas de Lisboa também se junta à festa, com o apoio das juntas de freguesia da cidade.
Alinhamento:
1.° Marcha de São Domingos de Benfica
2.° Marcha da Mouraria
3.º Marcha da Penha de França
4.° Marcha de São Vicente
5.° Marcha de Belém
6.° Marcha da Graça
7.º Marcha de Alfama
8.º Marcha do Bairro da Boavista
9.º Marcha do Lumiar
10.º Marcha do Bairro Alto
11.º Marcha de Santa Engrácia
12º Marcha da Madragoa
13.º Marcha dos Olivais
14.º Marcha do Alto do Pina
15.º Marcha de Alcântara
16.º Marcha da Bica
17.° Marcha da Ajuda
18.º Marcha de Marvila
19.º Marcha do Castelo
20.° Marcha de Carnide