As frutas e vegetais devem fazer parte da nossa alimentação por serem ricos em nutrientes. Mas, há certas coisas que fazemos na cozinha que fazem com que as vitaminas se percam.
Comer frutas e legumes é meio caminho andado para termos uma alimentação saudável que traz inúmeros benefícios ao nosso corpo. Contudo, por vezes, nem nos apercebemos que podemos estar a desperdiçar nutrientes essenciais que os alimentos têm. E tudo porque deitamos fora caules, cascas e até água de cozedura.
Sabe aquelas cascas que deita fora sem pensar duas vezes? Sim, a das batatas, curgetes, cenouras, maçãs e pêras? As cascas estão cheias de nutrientes e por isso, se as descarta está a diminuir os benefícios dos alimentos. Assim, não descasque mais estas frutas e legumes. Opte por lavar bem e cozinhar com a casca ou, no caso das frutas, consume-as ao natural.
Outra parte dos alimentos que também é descartada são os caules e as ramas. São ricos em nutrientes e podem ser aproveitados facilmente. Sabe aqueles caules de brócolo, aipo, salsa e rama de cenoura? Em vez de os deitar fora, coloque-os em sopas ou refogados. E se tem por hábito cortar os alimentos em pedaços pequenos para, por exemplo, os miúdos comerem facilmente, é melhor deixar de o fazer. Se corta em pedaços demasiado pequenos está a acelerar o processo de oxidação e isso leva à perda de nutrientes. Assim sendo, evite cortar os alimentos ou se não conseguir, corte em pedaços maiores.
E a água de cozedura dos alimentos? Deita-a sempre fora, correto? Porém, é na água que fica a maior parte das vitaminas e minerais. Reserve a água de cozer os legumes para fazer arroz ou cozer feijão.