SABE QUAL É A ESCAPADINHA MAIS CATIVANTE DO MEDITERRÂNEO?  

ESTA PLATAFORMA VAI DISPONIBILIZAR 70 SERVIÇOS PARA A CASA EM PORTUGAL  
27 de Junho, 2022
ALERTA: A NEW WOMAN SUGERE ARTIGOS EM DESCONTO
27 de Junho, 2022

SABE QUAL É A ESCAPADINHA MAIS CATIVANTE DO MEDITERRÂNEO?  

É uma ilha chamada Gozo.  

Uma pequena ilha no meio do Mediterrâneo, livre de multidões e com um ritmo de vida tranquilo, num ambiente rural, com uma oferta variada de atividades de lazer e uma gastronomia deliciosa. Gozo, é como se chama e é o lugar perfeito para passar umas férias refrescantes e recarregar as baterias.  

Embora Gozo pertença ao arquipélago maltês, é totalmente diferente das ilhas que o formam (Malta e Comino): é uma ilha de tamanho médio que oferece um ambiente puramente verde e rural. A forma mais rápida de chegar é através do ferry que pode apanhar em Malta e em cerca de 20 minutos poderá desfrutar de tudo o que este pequeno paraíso tem para oferecer. 

A atração natural de Gozo é tão grande que Homero se inspirou na ilha para escrever uma passagem da obra Odisseia. A ilha é também conhecida como a “Ilha de Calipso”, porque é o local onde a ninfa Calipso seduziu e manteve Ulisses aprisionado durante sete anos. Talvez o mesmo lhe aconteça, porque há muito mais para explorar em Gozo do que aquilo que possa imaginar. Embora seja aconselhável passar algumas noites na ilha, um dia é suficiente para vê-la se estiver de passagem pelo arquipélago.  

Há opções para todos os gostos. Para os turistas mais culturais, as principais atrações da ilha são imperdíveis. A começar pela capital, Victoria, mais conhecida pelos habitantes locais como Rabat. Os destaques incluem a Cidadela, construída na época medieval e povoada pelos Cavaleiros da Ordem; a Catedral da Assunção, o Museu Natural e a Republic Street, a principal rua comercial. Uma vez que Gozo é uma ilha muito católica, não se pode esquecer de visitar algumas das suas igrejas, como a Basílica de Ta’Pinu, um importante centro de peregrinação. 

Também é imprescindível visitar os Templos de Ggantija, a construção mais antiga do mundo, datada entre 3600 e 3200 a.C. Estes monumentos megalíticos, declarados Património Mundial, foram construídos em honra da deusa da fertilidade. 

Gozo
Janela azul Dwejra
Vista área das falésias
Cittadella
Cittadella
Dwejra Church
Scagliarini
Igreja de São João Baptista
Porto deMgarr
Ggantija
previous arrow
next arrow
 

Para os amantes da natureza, Gozo é a casa da Janela Azul, uma formação rochosa única que tem sido, há vários anos, o símbolo de Malta. Uma tempestade destruiu-a em 2017, mas os turistas continuam a visitar a área pela beleza natural do lugar. Outra rocha famosa, especialmente para os fãs da Guerra dos Tronos, é a Fungus Rock, onde o casamento entre Khaleesi e Khal Drogo foi filmado. Gozo é, também, um dos melhores destinos de mergulho no Mediterrâneo. Há muitos locais de mergulho interessantes como Dwejra, Mgarr ix-Xini, Ta’Cenc e Xlendi. As impressionantes águas de um azul profundo têm grande visibilidade e são ideais para nadar. Os pontos altos incluem a Enseada de Xlendi, uma pequena baía com uma atmosfera animada onde se pode desfrutar do clima maltês, San Blas Beach e Ramla Bay, famosa pelas suas areias vermelhas. 

A ilha é, também, ideal para caminhadas que podem ser realizadas durante todo o ano graças às temperaturas quentes e à agradável brisa do mar. Há uma grande variedade de rotas, tanto costeiras como interiores, onde se pode passear a pé ou de bicicleta pelas fortalezas, igrejas, paróquias, quintas e paisagens pitorescas. 

O modo de vida da população é dedicado à pesca, pasto e agricultura, razão pela qual a gastronomia da ilha é uma das suas principais atrações. Há muitos restaurantes e padarias tradicionais onde se pode provar os produtos locais. Os pratos típicos incluem coelho estufado em vinho e guisado de polvo com esparguete. Destacam-se também o queijo e leite de cabra. 

A ilha de Gozo conseguiu preservar a sua essência rural apesar do turismo e é conhecida pelo artesanato e tecelagem de casacos de lã de ovelha, bijutaria e joias de cristal, bem como cerâmicas decorativas. Também se podem encontrar quintas e campos por toda a ilha, bem como um deslumbrante mercado matinal que se realiza quase todas as manhãs em Victoria. 

Artigo por New Woman

Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard