Sabemos que o açúcar refinado não é bom para a saúde e há opções bem mais saudáveis. Conheça as melhores alternativas ao açúcar comum.
O açúcar branco é rapidamente absorvido pelo organismo e por isso, origina picos de açúcar no sangue. Além disso, o açúcar é pobre nutricionalmente já que não tem vitaminas e minerais que contribuem para a nossa saúde. Este é até um alimento altamente inflamatório. Sabendo isto, devemos optar por alternativas a este tipo de açúcar.
Há opções não refinadas, com um menor índice glicémico e igualmente doces como o açúcar comum. A diferença está no maior valor nutricional e serem de origem natural. Conheça as opções que existem mas, lembre-se sempre que o melhor é a fruta já que é um alimento cem por cento natural e rico em fibra.
Trata-se de uma geleia parecida ao mel mas com a diferença de ter um sabor autêntico a caramelo. Possui por isso um sabor bastante forte e uma cor escura. É excelente para ser usado especialmente em sobremesas.
Embora seja de origem vegetal, o mel tem um índice glicémico bastante elevado. No entanto, é bastante mais nutritivo que o açúcar branco pois é rico em nutrientes como potássio, magnésio, ferro e cálcio e fortalece o sistema imunológico.
Feito a partir da seiva de um cato (da família das suculentas). Depois de processada tem um sabor doce e neutro. Tem a vantagem de ser 50% mais doce que o açúcar, o que permite utilizá-lo em menor quantidade.
Uma alternativa interessante em termos de nutrientes e possuí um índice glicémico equilibrado. É rico em nutrientes como ferro, cálcio, zinco e potássio.
É capaz de adoçar 300 vezes mais do que o açúcar branco, mas deixa um sabor mais metalizado. É proveniente de plantas e não possui calorias. A versão em pó é mais processada pelo que o melhor é optar pelas gotas. Tem um índice glicémico bastante reduzido.