As relações amorosas estão sempre a mudar e hoje já não é tabu falarmos em poliamor e relações abertas. Leia o artigo e saiba o que significa.
Novos tempos trazem novos conceitos e no que toca a relações é igual. Já ouviu falar em poliamor? Poliamor é um vínculo amoroso, ativo e emocional entre pelo menos três pessoas e onde há um compromisso entre si da mesma forma que haveria entre duas pessoas. Tal como numa relação entre duas pessoas, uma relação poliamorosa funciona à base de uma boa comunicação, cumprimento de regras acordadas entre os vários membros da relação, respeito e sinceridade. Para que relacionamentos poliamorosos realmente funcionem e sejam saudáveis, especialistas normalmente recomendam que as várias partes se sentem para analisar o que querem, precisam e esperam da relação, explica o jornal El Mundo.
Joana Brito Silva é atriz e encenadora e Diogo Faro é humorista. O casal está junto há dois anos e é um exemplo de uma relação poliamorosa. Para eles, isto significa que, apesar de serem o parceiro principal um do outro, existe a possibilidade de cada um deles ter outras relações. Como eram feitas várias questões sobre a relação e como ambos são artista, decidiram fazer um espetáculo sobre o assunto. Assim, criaram o espetáculo Amor, quero beijar mais pessoas“, que estreia a 15 de novembro no Teatro Villaret, em Lisboa, onde falam sobre o que é o poliamor.
Há outro conceito que parece também surgir- o de relacionamento aberto. Num relacionamento aberto, há um relacionamento afetivo e amoroso ente duas pessoas, mas há liberdade sexual. Ou seja, é possível ter outros parceiros sexuais sem que isso seja visto como uma traição e dependendo das regras previamente estabelecidas entre os casais.