A dopamina, mais conhecida por hormona da felicidade tem tantos benefícios como também nos pode prejudicar. Saiba tudo sobre este químico cerebral complexo.
Um dos mais poderosos neurotransmissores é a dopamina. Esta substância está relacionada com a nossa motivação, produtividade e foco e por isso, influencia o nosso comportamento. Porém, a verdade é que muitas vezes fazemos escolhas mesmo sabendo que são negativas para nós. Isso é tudo culpa da dopamina.
A dopamina proporciona não só felicidade como também infelicidade. Estimula a necessidade de querermos sempre mais e mais como também vicia-nos em coisas que sabemos que não são boas. Este neurotransmissor também impede-nos de viver o presente e faz-nos pensar demasiado no futuro a ponto de nos fazer sentir sempre insatisfeitos. A parte boa é que ela faz-nos conquistar coisas, dá-nos esperança, estando envolvida nas nossas emoções.
A chave está no equilíbrio por isso, não devemos ter nem muita, nem pouca dopamina. Níveis baixos de dopamina estão relacionados com falta de motivação e depressão. Para manter os níveis equilibrados é importante seguir uma alimentação saudável, praticar exercício e reduzir o stress.