Intolerância, sensibilidade e alergia alimentar são conceitos diferentes que nos podem deixar confusas já que, os sintomas são muito semelhantes. Saiba como distinguir estes problemas.
Cada vez mais tem se falado destes três conceitos e por vezes, pensa-se que significam o mesmo. Porém, cada um destes problemas apresenta sintomas diferentes e a forma como lidamos com eles também difere. É importante estarmos informados para que consigamos distinguir os conceitos.
Esta ocorre quando o nosso corpo não consegue digerir bem os alimentos ingeridos. Assim, os nutrientes não são totalmente absorvidos. Os principais sintomas passam pelo desconforto gastrointestinal. As intolerâncias mais comuns são: à lactose (açúcar presente no leite) e ao glúten (proteína presente em alguns cereais, principalmente o trigo). Outros sintomas associados são a distensão abdominal, flatulência e dores abdominais e de cabeça.
Muito confundida com a intolerância, a sensibilidade também resulta da dificuldade do corpo digerir certos alimentos, mas neste caso, o sistema imunitário não está envolvido. Os fatores que desencadeiam uma reação de sensibilidade são alterações das nossas enzimas e sensibilidade a compostos químicos presentes em determinados alimentos. Quanto aos sintomas estes são variados: desconforto gastrointestinal, dores de cabeça, dores musculares e fadiga.
Caso suspeite ter uma intolerância ou sensibilidade a um determinado alimento deve consultar um médico especialista em imunoalergologia e um nutricionista para o ajudar na exclusão dos alimentos em causa sem que sofra de défices nutricionais.
Ocorre quando ingerimos um alimento e o sistema imunitário identifica uma proteína nos alimentos como invasora. Assim, o corpo desencadeia uma resposta à base de anticorpos para combater o invasor. Contudo, as reações podem ser leves ou graves podendo ser fatal. Os sintomas ocorrem nos primeiros 20 minutos ou até 2 horas após o consumo do alimento. Falta de ar, urticária e olhos e boca inchada são os principais sintomas. Em casos graves pode ocorrer um choque anafilático que pode levar à morte.
Os alimentos considerados mais alergénios são: o leite, ovos, amendoins, marisco e trigo. Uma alergia alimentar pode surgir em qualquer fase da vida e pode vir a desaparecer. Se lhe for diagnosticada uma alergia grave terá de ter sempre consigo um dispositivo de adrenalina.