Se já provou manteigas de frutos secos de certeza que já se rendeu a esta opção alternativa à manteiga tradicional. São saborosas, saudáveis e há variedades para todos os gostos. O difícil é mesmo consumi-las com moderação.
As manteigas de frutos secos viraram moda e são a primeira opção de quem segue uma alimentação saudável ou de quem é praticante de exercício físico. Já existem várias opções desde as cremosas às mais crocantes e umas até têm outros ingredientes adicionados à mistura como o cacau ou a alfarroba. Porém, o seu consumo, como tudo na vida, deve ser moderado já que são ricas em gorduras insaturadas. Este é sem dúvida o grande desafio. Quem já se rendeu a este género de manteigas sabe bem do que falamos. Por vezes, dá vontade de comermos à colher!
Nozes, avelãs, pistácios, amendoins, amêndoas e cajus são ricos em proteínas, omegas 3 e 6, fibras e outras vitaminas e minerais que são benéficos para a nossa saúde. Mas, antes de escolher uma manteiga de frutos secos, o ideal é sempre olhar para os rótulos. Ingredientes como o açúcar e outro tipo de gordura adicionado significa imediatamente que não é uma boa opção. Uma boa manteiga deve ser composta pelo mínimo de ingredientes possível. Se encontrar apenas mencionado por exemplo, “100% amendoim”, ainda melhor, significa que o produto não é processado e contém apenas o fruto seco.
Mas, se tiver um bocadinho de tempo e paciência, o ideal é fazer uma manteiga de frutos secos caseira. Agarre no seu fruto seco preferido e triture-o num robô de cozinha até conseguir obter a textura desejada– um creme consistente. Não desista se demorar tempo a avistar um creme, daí dizermos que é um processo em que deverá ter alguma paciência. Depois de preparada a manteiga conserve-a no frio.
Poderá usar esta alternativa à manteiga tradicional de várias formas. Ao pequeno-almoço e lanche poderá barrar a manteiga em pão ou tostas; usar como topping em panquecas e papas de aveia e até usar na mistura de um batido. Nas refeições principais poderá usar este tipo de manteiga como um molho ou topping.