RECEITAS DE SOPA FRIA PARA DIAS QUENTES

CUÁ CUÁ CLUB: O PALCO DAS FESTAS ALGARVIAS
9 de Agosto, 2022
AS APLICAÇÕES QUE AS SUAS FOTOGRAFIAS PRECISAM DE CONHECER
10 de Agosto, 2022

RECEITAS DE SOPA FRIA PARA DIAS QUENTES

Nas tardes quentes de verão, o que é que sabe melhor do que colheradas de frescura e sabor?

Dias quentes de verão são sinónimo de refeições leves e frescas. Nada melhor do que as sopas frias, que além de fáceis de preparar, são ricas em sabor e nutrientes. Muitas pessoas associam a sopa como sendo uma referência de prato para as estações mais frias do ano, contudo, desenganem-se. Esta tradicional iguaria gastronômica enquadra-se também no menu de verão, trazendo frescura à sua refeição. A New Woman partilha cinco receitas de sopa fria, que tem de experimentar este verão.

SOPA FRIA DE MELANCIA

Esta é uma receita do Pingo Doce e é muito simples e rápida – são só precisos 15 minutos e está pronta. Serve quatro pessoas, porém, se quiser fazer para mais, multiplique as quantidades consoante o número de pessoas.

Tenha à mão dois quilos de melancia, dois tomates maduros, duas chalotas, um pepino pequeno, um quarto de um pimento pequeno, um quarto de um pimento amarelo, um talo de aipo, uma colher de café de molho Tabasco, duas colheres de sopa de vinagre de sidra e por último tomilho quanto baste.

Para iniciar esta receita deve começar por tirar a casca da melancia e as sementes. De seguida pele o tomate e retire as sementes. Triture a polpa da melancia com o tomate e coe o sumo através de um passador de rede. Posteriormente, descasque e pique finamente as chalotas. Pele o pepino, retire-lhe as sementes e corte-o em cubos pequenos. Depois pique os pimentos e o talo de aipo em cubos pequenos. De seguida, junte todos os legumes ao sumo de melancia e tempere com o molho tabasco, vinagre e um pouco de tomilho. Mexa bem e leve ao frigorífico até ficar fresca. Quando estiver fria, está pronta para servir como entrada ou num intervalo entre refeições.

SOPA FRIA DE BETERRABA

Cátia Goarmon, partilhou esta receita no 24 Kitchen e suscitou-nos logo muito interesse e água na boca. Vai precisar de duas beterrabas cozidas (cerca de 500g), duas cebolas, uma colher de chá de gengibre em pó, dois dentes de alho, quatro colheres de sopa de azeite, duas colheres de amido de milho, 250ml de caldo de legumes, 200ml de natas, sumo de limão quanto baste, sal, pimenta q.b. e por último alecrim.

Comece por refogar em azeite, duas cebolas picadas e dois dentes de alho esmagados. Junte alecrim, tempere com sal e pimenta, e junte 250ml de caldo de legumes. Quando começar a ferver, retire o alecrim e junte duas colheres de sopa de amido de milho dissolvido num pouco de água fria. Deixe cozinhar e acrescente 200ml de natas. Passe a varinha mágica e deixe arrefecer. Entretanto, prepare o creme de beterraba: triture duas beterrabas cozidas, 250ml de caldo de legumes, sumo de limão e gengibre fresco cortado às rodelas. Tempere com sal, pimenta e um fio de azeite. De seguida, num prato fundo, coloque o creme branco e, ao centro, o creme de beterraba. Decore a gosto e sirva frio. Esta receita serve quatro pessoas.

GASPACHO ESPANHOL

Para a realização desta sopa fria de origem espanhola vai precisar de seis tomates maduros, meio pepino pequeno, um pedaço de pimentão verde, um dente de alho, miolo de dois pães do dia anterior, três colheres de sopa de azeite, uma colher de sopa de vinagre e meio litro de água e por último de sal.

Como primeiro passo, remova a parte de fora dos pães, deixando somente o miolo em pedaços. De seguida, limpe os tomates, retirando-lhes os talos, e descasque o pepino, reservando um pedaço para a finalização. Pique os tomates, pepino, alho e o pimentão verde e coloque tudo, juntamente com os pães, o azeite, o vinagre, a água e o sal, no liquidificador e triture, até que fique com a consistência de um creme avermelhado e homogéneo. Por último, transfira o creme para uma tigela através de um passador de redes e reserve no congelador cerca de 1 hora. Passada esta hora, corte o pedaço reservado de pepino em pequenos cubos e polvilhe sobre a sopa, e está pronta a servir.

GASPACHO DE MILHO

Esta é uma receita do açoriano Flávio Furtado. Para esta sopa fria tenha à mão seis tomates amarelos maduros, três espigas de milho amarelo, cozidas e remova os grãos, dois pimentões amarelos, cortados em cubos, meia chávena de cebola, cortada em cubos, meia colher de chá, de sal, duas colheres de sopa de vinagre de vinho branco, três colheres de sopa de azeite virgem extra, um dente de alho esmagado, pimenta caiena q.b., pimenta vermelha q.b. e cebolinho q.b.

Coloque todos os ingredientes no liquidificador. Reserve as sementes de uma espiga de milho para decorar no final. Misture durante cerca de trinta segundos até ficar suave. Ajuste o tempero conforme as suas preferências. Deixe arrefecer e enfeite com milho, cebolinho ou outros vegetais e sementes a gosto, e voilá,está pronta a servir.

SOPA FRIA DE PEPINO E HORTELÃ

Esta é uma receita fácil que demora apenas dez minutos e serve duas pessoas, por isso, se quiser fazer mais quantidade, multiplique consoante o número de pessoas que quer servir. Tenha consigo dois pepinos grandes, quatro iogurtes naturais magros, sumo de dois limões, folhas de hortelã q.b. e duas colheres rasas de café de sal.

Coloque todos os ingredientes num liquidificador e triture até criar uma textura uniforme. Depois basta retificar os temperos, e personificar ao seu gosto. Leve ao frigorífico até ficar bem fresca, e está pronta para ser servida.

Artigo por Francisca Pinheiro

Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard