Se é apaixonada por plantas, descubra aquelas que valem a pena ter em casa e, também, aquelas que não.
A pensar nas mulheres que não prescindem de ter plantas nas suas casas, a New Woman fez uma seleção de seis plantas: três para ter e outras três para evitar. Se faz parte deste grupo de apaixonadas, leia o artigo.
O alecrim é uma planta com propriedades medicinais, sendo assim uma boa planta para ter em sua casa se estiver a pensar usá-la para ajudar a sua saúde. Esta planta ajuda a melhorar o sistema nervoso, protege o fígado, atua como antioxidante, melhora a circulação sanguínea, entre outros benefícios. Sabia que, para além da vertente medicinal, alguns xamãs acreditam que o alecrim também ajuda a curar as dores da alma? Tenha a planta em casa e vá utilizando para temperar os seus pratos e para fazer chás. O próprio cheiro do alecrim já carrega consigo as suas propriedades.
Para além de esteticamente bonita e cheirosa, a lavanda é uma planta com diversos benefícios que pode ser usada em vários contextos. É muito usada pelas suas propriedades relaxantes. É boa para melhorar a função cardíaca, combater as insónias e a tranquilizar os bebés. Muitas vezes, vemos alguns desinfetantes de lavanda, porque esta planta também pode atuar como um higienizante. Associada à meditação, acredita-se que tem o poder de proteger o lar e de limpar as energias negativas. Coloque a planta em lugares bem ventilados.
Por que não ter uma planta em casa associada à alegria e às boas energias? A árvore da felicidade tem esta imagem devido a uma crença japonesa que fala de uma planta mágica que trazia felicidade àqueles que por ela passavam. É uma planta muitas vezes escolhida pelos recém-casados para ter em casa. A árvore da felicidade também tem benefícios para a saúde, uma vez que tem ação de tónico, anti-inflamatório, depurativo, antibacteriano, antibiótico, diurético, febrífuga e analgésica. Aproveite e tenha uma planta destas em casa. Procure informar-se de como tirar proveito das suas propriedades. Tenha atenção que é uma planta que vai ocupar mais espaço.
A planta tem flores lindíssimas, dignas de decoração, mas também tem bagas que são apelativas e que não devem ser consumidas. Se tem filhos, a Dedaleira não é de certeza uma planta para ter em casa. Apesar de ser usada para fins medicinais, se for usada sem o conhecimento devido pode ser altamente tóxica.
Sabia que o nome comum para esta planta é Comigo-ninguém-pode? Tal como o nome indica, esta é uma planta perigosa para ter no seu lar. O nome foi atribuído porque a planta tem uma toxina que quando ingerida pode lhe fazer ficar sem voz. Uma vez que esta toxina faz com que a língua, a boca e a garganta inchem e paralisem as cordas vocais. Em certos casos pode matar se for ingerida. Apesar de ser uma planta vista como muita decoração de certas casas, não é uma opção segura nem para si nem para os seus animais.
Parece que são as plantas com flores mais bonitas que trazem mais perigos acrescidos, a Hortência é uma delas. Por de trás da sua grande beleza, esta planta esconde um grande perigo. Perigo este que se encontra nas suas flores e folhas, uma substância chamada Hidrangina. Numa casa com crianças e animais é preciso ter cuidado, porque uma vez ingerida esta substância, os sintomas são semelhantes aos causados pelo cianeto. Náuseas, vómitos , cólicas abdominais, diarreia, convulsões e mesmo o coma.
Esta foi uma seleção de plantas para a ajudar a entender aquelas que vale a pena ter em casa e aquelas que deve evitar. Existem muitas mais com efeitos benéficos para si e para o lar, como muitas que são perigosas. Se tiver algum interesse por plantas pesquise sempre primeiro por aquela que quer colocar na sua casa, de modo a evitar eventuais acidentes.
Artigo por Sara Teixeira