Estes são os países com maior qualidade de vida segundo o estudo 2021 Bests Countries Ranking.
Alguma vez pensou em emigrar e começar uma vida nova com mais oportunidades ? O ato de abandonar o país de origem em busca de melhores condições de vida é corajoso e exige um bom planeamento e organização prévios. Tudo vai depender de quais forem as suas perspectivas, daquilo que ambiciona e também um pouco da sua sorte. Estes são os cinco países com melhor qualidade de vida segundo o estudo 2021 Bests Countries Ranking. Este estudo foi realizado pelo BAV Group e a Wharton School da Universidade da Pensilvânia. Os resultados tiveram por base mais de 17 mil entrevistas de cidadãos para avaliar 78 países em 76 métricas diferentes.
Para definir a qualidade de vida num país basearam-se em nove critérios: acessível em termos de preços; um bom mercado de trabalho; economicamente estável; familiar, igualdade de renda; politicamente estável; seguro; sistema de educação pública e sistema de saúde pública bem desenvolvidos.
Descubra se é para um destes países que vai emigrar
Já se imaginou a morar no Canada? Por de trás da imagem de um país muito frio no inverno, este foi considerado o país com o maior qualidade de vida. É país receptivo a emigrantes e ideal para ir sozinha ou com a família. Se vier com os seus filhos, eles vão poder usufruir de um ensino de qualidade e de seguranças nas ruas. Existem diversas oportunidades de trabalho e os empregos são bem remunerados. Para ter uma noção, o salário mínimo do país é 13,85 dólares canadenses e já há projetos para que passe a ser 15, 00. O estilo de vida é caro, mas o que ganha permite-lhe viver uma vida calma e tranquila. Ao fim ao cabo é um país que se preocupa muito com os habitantes. A maior parte das pessoas que emigram para o Canada optam por Toronto, mas existem diversas outras cidades bonitas com muito para oferecer.
Em segundo lugar do ranking, surge a Dinamarca, um país escandinavo. O salário médio na Dinamarca é de 2 786, 39 euros. Sabia que os dinamarqueses são conhecidos pelo adotarem um estilo de vida simples sem luxos, mas confortável? Este é mais um país que se preocupa com os cidadãos e proporciona medidas de segurança social que os protege. Se uma pessoa ficar desempregada, pode continua receber por dois anos até voltar a encontrar um emprego. O nome deste seguro é Dagpenge. Existem muitos outros serviços sociais para além deste. É um país é conhecido por ter cidadãos muito honestos, há pouca criminalidade e a vida é bastante harmónica. A liberdade sexual e a igualdade de género são temas na agenda do dia para este país. Tenha a atenção tudo aquilo que precisa para poder emigrar para a Dinamarca. O alojamento não é barato. Antes de estar no país, comece a procurar por algum alojamento, por norma, para aluguer são pedidos três meses de caução. Após chegar ao país tem três meses para se registar no registo de imigração, Statsforvaltningen.
Que tal um país com um clima muito diferente de Portugal? A Suécia é o terceiro país com maior qualidade de vida do mundo e o segundo da Europa. Na Suécia, o sistema educativo é gratuito e de alta qualidade e o sistema de saúde é gratuito até aos 20 anos de idade. Muitas pessoas decidem ir morar para este país pois acreditam que conseguiram arranjar melhores oportunidades de carreira. De facto, a Suécia tem uma grande taxa de profissionais altamente qualificados. Mais de metade do PIB (Produto interno bruto) do país provém de atividades de engenharia, telecomunicações, farmacêutica e automobilística. Se por acaso, alguma destas é a sua área pode ter grandes chances de encontrar emprego. Tenha a atenção que a maioria das vagas exige que os profissionais falem o idioma natal, o sueco.
A Suécia é reconhecida por ser um país limpo, que incentiva à natalidade e que respeita a igualdade de género. É um país com altas taxas, mas os salários são mais elevados que a média europeia. O salário média é de aproximadamente 25 mil coroas suecas, o que equivale a 2 329,25 euros.
Com uma taxa de desemprego de 3,2 % e um salário anual bastante aperitivo, a Noruega é outro país do top cinco dos países com maior qualidade de vida. É um país calmo, com pouca criminalidade e com um bom ambiente entre os cidadãos. O valor mínimo pago à hora ronda os 14 e os 18 euros e o salário médio na Noruega é 2 869, 93 euros. Para além de bons salários e de boas políticas relativas aos direitos trabalhistas, este país tem uma segurança social e um serviço de saúde, o que garante a todos os cidadãos serviços de saúde universais. Os jovens até aos 18 anos, têm custo zero em cuidados hospitalares. O pagamento é assegurado nos impostos. Em caso de doença, o país assegura-lhe o seu salário na totalidade até 12 meses.
Se por acaso é para a Noruega que quer emigrar, prepare-se para um choque inicial relativo ao custo de vida. Um apartamento de um quarto em Oslo custa em média 1,014.92€. Este é um país no geral fluente em inglês, mas para uma melhor integração aprenda a língua o mais rápido possível assim que chegue. Existem empresas que oferecem aulas de norueguês gratuitas aos seus funcionários. Procure informar-se.
Em 2020, a Suíça foi o principal destino de emigração dos portugueses. Nesse ano emigraram para o país 7 542 portugueses, elevando o número para 210 731 lusos na Suíça. É o segundo país com mais portugueses, sendo apenas ultrapassado pela França. Por que será que as pessoas abandonam Portugal para ir morar para a Suíça? A resposta está nos salários. É em Genebra, na Suíça, que existe o maior salário mínimo europeu. São pagos aos trabalhadores 23 francos suíços por hora, o que equivale a 21,91 euros por hora.
É um país com um custo de vida bastante elevado, prepare-se com antecedência para saber onde vai ficar alojada. As cidades com mais oportunidades de trabalho são Genebra e Zurique, mas são também as com rendas mas elevadas. Na Suíça falam-se três línguas. o alemão, o italiano e o francês. A língua que é utilizada varia consoante o local que escolhe ir. Tente saber pelo menos uma das línguas antes de emigrar porque isso vai ajudá-la muito. Recomenda-se a arranjar trabalho antes de chegar ao país para se conseguir organizar da melhor maneira possível. No geral, a Suíça é mais um país muito limpo, organizado, com paisagens muito belas e com salários atrativos.
Artigo por Sara Teixeira