Tempo frio pede castanhas mas nunca pensamos se existe um limite no número de castanhas que devemos comer. Será que há uma dose recomendada?
Comprar castanhas na rua ou fazê-las em casa é algo que fazemos muito no outono. Sabe tão bem em dias de frio poder descascá-las e ainda vê-las a fumegar. Além disso, são ricas em nutrientes. Não é por acaso que os mais antigos usavam este alimento como acompanhamento de muito pratos e em substituição à batata ou arroz. Rica em hidratos de carbono e pobre em gordura, a castanha é ideal para comer como lanche, no prato principal e até em sobremesas. Mas existe uma quantidade ideal de castanhas que devemos comer?
A nutricionista Neide Rangel explica que tudo depende do indíviduo em termos de altura, idade, peso e atividade que faz. Assim sendo, de uma forma geral comer entre seis a 12 castanhas é uma dose apropriada. Este fruto seco é uma boa alternativa às bolachas e outros alimentos industrializados pois, é rico em fibra, vitaminas, potássio e magnésio.
Mas vamos a dados. De acordo com a tabela de composição de alimentos do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), 100gr de castanha assada, o que equivale a seis castanhas, contem 222 calorias, 45,5 gramas de hidratos de carbono, dos quais 11 gramas de açúcar e possui 3,5 gramas de proteína. Para compreendermos melhor os valores, a nutricionista explica que cerca de seis a oito castanhas equivalem entre cinco a seis colheres de sopa de arroz cozido.