QUATRO VINHOS PARA QUATRO OCASIÕES

JÁ HÁ DATA PARA A NOVA TEMPORADA DO TEATRO NACIONAL D. MARIA II
1 de Julho, 2022
O NOS ALIVE VAI TER AINDA MAIS ALEGRIA COM CASAL GARCIA 
1 de Julho, 2022

QUATRO VINHOS PARA QUATRO OCASIÕES

Perante um leque de vinhos cada vez mais diversificado, e por conseguinte à nossa inteira disposição, na hora de escolher por vezes deparamo-nos com algumas legítimas interrogações sobre quais as melhores opções.

Quando se trata de respeitar o nosso gosto individual, ajustando-o a momentos de partilha pessoal ou mesmo profissional, lazer e outras ocasiões especiais, será útil aprofundar um pouco os saberes deste gosto cada vez mais contemporâneo e requintado em torno da enofilia.

Os nossos vinhedos de norte a sul do país, locais aonde tudo começa, podem ser comparados, em determinadas alturas do ano, aos mais belos jardins dos mais belos palácios!

É justamente neste sentido que nesta minha primeira abordagem me proponho despertar de forma resumida e descomplicada a vossa curiosidade e gosto por esta verdadeira “cultura” do vinho. Vinhos que no nosso país, se vêm produzindo com tanto carinho, dedicação e sobretudo imensa qualidade.

Posto isto, e sem mais delongas, passemos agora a descrever as características próprias de quatro vinhos, todos eles diferentes.

PERIQUITA RESERVA 2020   

Vinho “blend”, de curtimenta, de Denominação Regional da Península de Setúbal. Elaborado na sua totalidade com castas originais ou provenientes da região da sua produção. Sendo elas Castelão, Touriga Nacional e Touriga Francesa.

É um vinho jovem, caracterizado pela sua cor vermelho ruby, acidez, adstringência e corpo médio. Devido ao seu equilíbrio entre acidez total, volume de álcool etílico, taninos e um estágio em madeira durante 8 meses, é um vinho que se presta para guarda. Para tal, deve ter-se em consideração que o seu armazenamento aconselha um cuidado extra, mantendo-o ao abrigo da luz, a uma temperatura e humidade próprias, rondando os 12 graus centígrados e 60% de humidade. Devem também as garrafas serem mantidas deitadas.

Resumo:

Cor- Vermelho ruby intenso, com formação de lágrima o que permite intuir o seu volume alcoólico.

Nariz- frutos vermelhos e também umas leves notas de café, baunilha e madeira.

Boca- fresco, frutos vermelhos, leve sabor a baunilha, aveludado com os taninos e a acidez percetíveis e muito bem combinados. Leve toque a madeira. Final de boca com persistência média.

Teor alcoólico 13% vol

Deve ser bebido a uma temperatura entre os 16 e os18 graus centígrados. 

Recomenda-se uma harmonização com carnes vermelhas, carnes de caça, comidas condimentadas e até queijos curados.  

PALMELA MOSCATEL GALEGO ROXO PREMIUM    

Vinho de Denominação de Origem Controlada (DOC), varietal, ou monocasta, elaborado com Moscatel Galego Roxo, casta esta que subsiste nesta região, resultante de uma mutação genética da casta Moscatel Galego, e por ser mais rara, mais especial é este vinho.

Ostenta um equilíbrio excecional entre taninos, leve acidez e álcool, imprimindo a este vinho uma estrutura ímpar.

Por ter sido elaborado com maceração das películas (pois são precisamente as películas que contêm a cor), ainda que por curto espaço de tempo, este vinho apresenta esta cor amarela dourada exuberante! 

Resumo:

Cor- amarela limão maduro dourada

Nariz- aroma floral, frutos tropicais com caroço

Boca- fresco, manifesta leve textura sedosa, notando-se muito bem combinadas a acidez e leve adstringência. Fim de boca persistente.

Teor alcoólico 13% vol

Muito apropriado para harmonizar com peixes assados, grelhados e até acompanhando uma descontraída conversa entre amigos/as num fim de tarde ou início de refeição como aperitivo!

Deve ser servido entre os 8 e os10 graus centígrados.

CAVES FELGUEIRAS ESPADEIRO VINHO VERDE ROSÉ 2020

Vinho de Felgueiras, ainda estranho a tantos, originário de uma região de Denominação de Origem Controlada (DOC), fruto da casta Espadeiro, específica do vinho Verde e desta região. É portanto um vinho varietal, que apresenta uma bonita cor rosada com reflexos alaranjados e um aroma a frutos do campo lembrando morangos. Tem um sabor frutado, apresentando frescura na boca juntamente com uma suavidade e persistência muito cativantes, apetecendo tomá-lo, não só às refeições, mas também entre elas, acompanhando peixes (talvez com exceção dos peixes gordos), mariscos e carnes brancas. Deve ser bebido a uma temperatura entre os 8 e 10 graus centígrados.

Resumo: 

Cor- rosa e com reflexos alaranjados brilhantes

Nariz- aroma a frutos vermelhos como o morango e também um toque a framboesa branca.

Boca- fresco, acidulado, frutado e com notas a limão. O final de boca é uma combinação entre um ligeiro doce com citrinos. 

Teor alcoólico10% vol

Deve ser conservado ao abrigo da luz e de altas temperaturas.

VIA LATINA BRANCO ALVARINHO VINHO VERDE 2019

Vinho Verde branco, de Denominação de Origem Controlada (DOC), este vinho verde Alvarinho exibe características muito diferenciadoras de todos os outros vinhos verdes brancos. É uma casta de baixa produção.

Elaborado com uma única e conhecida casta portuguesa (embora os espanhóis do norte da Galiza também a reclamem), Alvarinho, sendo portanto este vinho monovarietal ou monocasta. Oriunda da região de Melgaço, Minho, as suas uvas conferem ao vinho características únicas e muito especiais, em termos de aroma e sabor, mas também fornecem teor de álcool e acidez mais elevados, por via da alta concentração de açúcar e de acidez que a própria uva contém, emprestando assim ao vinho uma aptidão grande para envelhecer podendo aguentar guardado até 10 anos! O terroir sem igual no mundo é um fator que muito contribui para o sucesso que a casta Alvarinho detém. É de facto uma casta singular!

Resumo:

Cor- amarela limão maduro dourada muito brilhante com formação de alguma lágrima.

Nariz- floral e muito frutado, a fazer lembrar os citrinos como o melão, laranja e maracujá. Leve aroma a banana e maçã.

Boca- apresenta frescura, acidez equilibrada, apontamentos cítricos com volume, grosso, desejando mastigá-lo. Sabor a frutos como a manga e o maracujá. O álcool, a acidez marcada, suaves taninos e ainda o açúcar conferem-lhe um bom corpo. Fim de boca persistente.

Teor de álcool 12%. vol

Harmonizar com carnes brancas, bacalhau, mariscos e outros peixes, queijos, charcutaria e até com carnes de porco e aves.

Deve ser bebido entre os 10 e 12 graus centígrados para que não se percam os seus aromas essenciais.

À guisa de conclusão parece-me que qualquer destes vinhos, cada um com as suas características próprias constituem boas opções tendo em vista os momentos a que se destinem. De entre eles, permito-me destacar tendo também em conta o meu gosto pessoal, a qualidade que o Periquita Reserva apresenta.

Artigo por Cecília Pereira, enóloga

Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard