Já experimentou esta sobremesa saudável, saborosa e fácil de fazer?
Se tem redes sociais é praticamente impossível ainda não ter reparado em vídeos de pessoas a preparar pudins de chia para o seu pequeno-almoço ou a mostrar formas de o tornar mais saboroso. Há muito que se tem vindo dos benefícios da chia para a saúde. Os pudins de chia não são uma novidade, mas ganharam um destaque mais alargado este ano por que a Kim Kardashian revelou tê-los na sua dieta. A partir daí, a receita viralizou. Se por acaso tem curiosidade nesta sobremesa, a New Woman apresenta-lhe os seus benefícios e explica-lhe como pode prepará-la.
A chia é um alimento com alto teor em fibra. Isto faz com que fique saciada mais depressa e contribui para o bom funcionamento da sua flora intestinal. É também conhecida pelo seu baixo valor calórico e, por isso, muito associada às dietas para perda de pesa e às diabéticas. O facto de ser fácil de usar em receitas é outro dos benefícios. Muitas pessoas olham para a chia como um alimento saboroso, saudável e fácil de trabalhar. As sementes de chia são ricas em Ómega-3, 6 e 9. Ácidos gordos essências que têm especial relevância para o sistema imunitário. Quando adiciona chia às suas receitas, vai sentir muito menos vontade de comer outras coisas muito menos saudáveis. O pudim de chia fica com uma textura característica gelatinosa por que, as sementes de chia libertam um gel natural. Se o adoçar com mel e colocar algumas frutas, torna-se uma sobremesa bastante atrativa.
É uma receita fácil de preparar. O pudim tem apenas dois ingredientes base e depois opções variadas para o complementar. Esses ingredientes são as sementes de chia e uma bebida vegetal à sua escolha.
Para uma porção:
– Adicione quatro colheres de sopa de sementes de chia
– 150 ml de algum leite vegetal (também pode usar leite animal se preferir)
– Para adoçar use mel ou stevia
O resultado do pudim vai depender do tempo que o deixar repousar. No mínimo deixe 30 minutos no frigorífico. Se quiser uma textura mais acentuada e menos líquida, deixe repousar de uma de uma noite para a manhã do dia seguinte.
Depois do pudim pronto, adicione fruta para tornar o pudim mais saboroso e doce. Por ser uma sobremesa muito versátil pode ser combinada de múltiplas formas. Uma combinação típica é a de adicionar morango e mirtilos ao pudim, mas há quem seja mais original e use frutos secos, canela, entre outros.
Experimente o pudim de chia no seu próximo pequeno-almoço para descobrir se também é fã desta sobremesa.
Artigo por Sara Teixeira