Saiba como pode encontrar estas Unidades de Rastreio.
Todos os anos surgem novos casos de cancro da mama. Em Portugal, em 2020, foram diagnosticados cerca de 7.000 novos casos. O Programa de Rastreio de Cancro na Mama surge neste contexto para detetar a doença desde cedo, especialmente, os tumores menores que não são detetáveis ao toque.
O Programa de Rastreio de Cancro da Mama resulta foi desenvolvido em colaboração com os Cuidados de Saúde Primários e utiliza, maioritariamente, Unidades Móveis que se deslocam a cada 2 anos a cada concelho e Unidades Fixas. Atualmente, abrange as regiões Centro, Alentejo e norte do País e encontra-se em alargamento à Região de Lisboa e Vale do Tejo.
As mulheres, entre os 50 e os 69 anos e inscritas nos Centros de Saúde, recebem cartas-convites para se deslocarem às unidades de rastreio para fazerem o exame, sendo este totalmente gratuito.
Na página da Liga contra o Cancro poderá encontrar a localização das Unidades de Rastreio do Cancro da Mama. Para tal, basta selecionar o distrito onde reside e irá encontrar no mapa zonas a vermelho que revelam a localização destas unidades.