Os juros envolvidos no processo de compra de casa vão aumentar significativamente em 2023.
Esta é uma subida histórica. O Banco Central Europeu aumentou em 0,75 percentuais as suas taxas de juro de referência, passando a ser 1,25%. Os juros, as taxas Euribor e as prestações da casa subiram e estes números só têm tendência a aumentar.
No caso de um empréstimo de 150 mil euros, com um prazo de pagamento de 30 anos, a prestação pode subir 45% em um ano. Uma prestação mensal de cerca de 454 euros pode passar assim a ser 600 euros em Abril de 2023.Esta subida deve-se à inflação. Em agosto, a inflação atingiu os 9,1% na Zona Euro.
Esta subida deve-se à inflação. Em agosto, a inflação atingiu os 9,1% na Zona Euro.
Para explicar melhor o significado destes termos, é importante entender o que é a taxa Euribor. As taxas Euribor são o indexante utilizado nas prestações mensais de crédito à habitação. Estas taxas são definidas por um conjunto de bancos da zona Euro e referentes à taxa de juro que estão dispostos a emprestar uns aos outros.
Em Abril, no passado ano, as taxas Euribor encontravam-se em valores negativos, mas começaram a subir também este ano. Em junho, a Euribor voltou a valores positivos. Algo que não acontecia há sete anos, em 2015. Em setembro, com os dados disponibilizados, a média já ultrapassa os 1,3%.
Artigo New Woman