Prepare-se para o outono: conheça os 7 alimentos com propriedades anti-inflamatórias

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Prepare-se para o outono: conheça os 7 alimentos com propriedades anti-inflamatórias

anti-inflamatórios

O outono está a chegar e com ele vem o frio e o nosso organismo fica mais vulnerável a infeções. Para prevenir deve apostar em certos alimentos anti-inflamatórios. Saiba quais são.

A alimentação tem um papel essencial na saúde do nosso corpo e é por isso que devemos ingerir alimentos saudáveis e nutritivos. E com a chegada do frio, o organismo tende a estar mais exposto a vírus e bactérias que nos provocam doenças. Torna-se assim fundamental prevenirmos eventuais infeções e não há nada melhor que começarmos a olhar para aquilo que comemos.

O melhor é consumir alimentos com propriedades anti-inflamatórias de forma a reforçarmos o sistema imunitário. Mas, primeiro temos de excluir da alimentação alimentos que promovam a inflamação e que contribuem ainda mais para que as infeções se instalem no corpo. Deixe de lado produtos industrializados, alimentos ricos em açúcar e refrigerantes. Depois, é hora de adotar uma alimentação anti-inflamatória.

7 alimentos anti-inflamatórios

1- Azeite

Por ser rico em gorduras monoinsaturadas, contribui para a redução do colesterol LDL e é capaz de bloquear a produção de elementos químicos promotores de processos inflamatórios no organismo.

2- Açafrão

Esta especiaria amarela possui propriedades anti-inflamatórias e quando conjugado com outros alimentos anti-inflamatórios, aumenta a sua ação. Dica: use a especiaria juntamente com pimenta para aumentar a absorção pelo organismo.

3- Frutos secos

Nozes, amêndoas, avelãs, entre outros são ricos em antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres e a reparar os danos causados pela inflamação. Por exemplo, as nozes contêm omega-3.

4- Peixes gordos

Peixes como o salmão, a cavala, a sardinha, o atum e o arenque têm um elevado teor de ómega-3. Estes ajudam a reduzir os processos inflamatórios no organismo. O seu consumo deve rondar as 3 vezes por semana.

5- Gengibre

Esta raiz é rica numa substância ativa, o gingerol, que possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

6- Vegetais de folha verde escura

Estes vegetais são muito ricos em vitamina E que é essencial para o combate dos processos inflamatórios. Consuma espinafres, brócolos e vários tipos de couves.

7- Tomate

Rico em licopeno, antioxidantes, fósforo e potássio, este fruto ajuda o sistema imunológico a ficar mais forte.

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