Saiba tudo sobre o vencedor do Prémio Nobel da Medicina.
Svante Pääbo é o cientista sueco que recebeu o Prémio Nobel da Medicina, pelas suas descobertas sobre a evolução humana. O vencedor foi anunciado esta segunda-feira por Thomas Perlmann, secretário-geral do Comité Nobel, em Estocolmo, na Suécia.
De acordo com o Comité do Nobel Instituto Karolinska, em Estocolmo, o cientista sueco foi reconhecido “pelas suas descobertas sobre os genomas de hominídeos extintos e a evolução humana”. O especialista em genética foi premiado aos 67 anos e desenvolveu a sua investigação no genoma dos Neanderthal.
Além de especialista em genética, o biólogo sueco é diretor do Departamento de Genética do Max Planck Institute, na Alemanha. A sua investigação pioneira permitiu “sequenciar o genoma do Neandertal, um parente extinto dos humanos atuais” e criou uma disciplina totalmente nova a “paleogenómia”. Em comunicado o Comité acrescentou ainda que o cientista “Também fez a descoberta sensacional de um hominídeo anteriormente desconhecido, Denisova”.
De acordo com o Instituto Karolinska,”Pääbo também descobriu que a transferência de genes ocorreu desses hominídeos agora extintos para o Homo sapiens após a migração para fora da África há cerca de 70 mil anos”.