O exercício físico aliado a uma boa nutrição contribui para uma saúde de ferro. A NewWoman dá-lhe algumas dicas para que tenha uma alimentação saudável e equilibrada.
Não tem como negar que o exercício físico é importante pois, contribui para o nosso bem-estar físico e mental, devendo ser uma prioridade. Contudo, um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) , revelou que Portugal é o país da União Europeia onde se pratica menos exercício físico. Preocupante? Sim. A boa notícia é que mesmo assim há ainda quem pratique desporto.
E quem pratica exercício sabe que a alimentação é importante para otimizar o desempenho desportivo. A especialista em Medicina Desportiva, Antonieta Dias, revelou alguns cuidados que deve ter com a alimentação:
1- Faça uma refeição 3h a 4h antes de praticar exercício;
2- A refeição pré treino deve ser rica em hidratos de carbono e com pouca proteína e gordura para ser facilmente digerível;
3- Ingira no mínimo 2L de água por dia;
4- Faça uma alimentação diversificada para garantir todo o tipo de nutrientes;
5- Consuma alimentos ricos em proteína;
6- A refeição pós treino deve ser rica em proteína e hidratos de carbono de forma a repor a energia gasta no treino;
Claro que as estratégias nutricionais dependem do tipo de exercício que realiza, da sua intensidade, duração e constituição física de cada pessoa. Assim sendo, para alcançar determinados objetivos, não dispense o acompanhamento com um nutricionista.