Portugal vai ter uma fábrica de diamantes artificiais. Saiba onde

Conheça os 7 aliados da imunidade (e não são só alimentos)
29 de Novembro, 2023
A qualidade do sono faz-nos viver mais e melhor. Quem o diz é um especialista
29 de Novembro, 2023

Portugal vai ter uma fábrica de diamantes artificiais. Saiba onde

Já é possível encontrar diamantes artificiais fabricados usando tecnologia de ponta, e estão prestes a chegar a Portugal. Saiba onde se vai instalar a fábrica que vai produzir diamantes em laboratório.

Os diamantes têm sofrido uma quebra nas vendas e têm sido substituídos pela maior procura de diamantes artificiais. Estes últimos são fabricados pela mão humana e usando tecnologia de ponta. E uma das empresas a apostar neste tipo de diamantes é a Lightningplace que pretende instalar um fábrica em Portugal.

A empresa vai investir cerca de 400 milhões de euros para construir uma fábrica em Portugal, na Covilhã, criando inicialmente 40 postos de trabalho. O projeto irá mais tarde expandir-se até aos 150 postos de trabalho e vai contar com 300 reatores–  máquinas onde se produzem os diamantes de laboratório. A informação foi avançada na sexta-feira, 24 de novembro, pela própria autarquia da Covilhã. O executivo do município assinou um protocolo com a Lightningplace que inclui a venda de um terreno de 30 mil metros quadrados.

O presidente do município, Vítor Pereira salientou que o investimento é “de dimensão nacional” e vai contar com “postos de trabalho altamente qualificados”. O projeto vai proporcionar “atividades a montante e a jusante desta atividade que hão de também criar unidades empresariais, emprego e gerar riqueza”, refere Vítor Pereira. A Lightningplace vai também estabelecer uma parceria com a Universidade da Beira Interior.

Com o empreendimento industrial, o município irá ter destaque no contexto europeu já que a unidade fabril prevista é comparável a uma instalação semelhante na Bélgica. As obras vão arrancar no próximo ano e irá ter uma expansão total prevista para os três a quatro anos seguintes.

 

Leia mais artigos sobre Sociedade aqui.

Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard