Em apenas um ano, verificou-se no mercado português um crescimento de 66% de investimento em influencer marketing.
O marketing com influencers está em ascensão. Cada vez as marcas investem mais dinheiro e recursos neste tipo de publicidade. Em apenas um ano, em Portugal, o nível de investimento direto em publicidade com influencers registou um crescimento de 66%, alcançando a barreira dos 20 milhões de euros.
Este é um crescimento muito rápido se comparado com a média de crescimento de Espanha, de 22,80% (fonte: IAB & PWC) e de um mercado maduro como os Estados Unidos, de 27,80% (fonte: eMarketer). Em 2023, espera-se que o investimento em Influencer Marketing em Portugal chegue aos 25 milhões de euros.
O estudo conclui também que é necessário profissionalizar a disciplina e o setor para as marcas conseguirem um ROI positivo nas suas campanhas, sobretudo porque as empresas ainda não estão a conseguir otimizar todo o valor investido nas campanhas com influencers. Em 2022 em Portugal, duas em cada três campanhas com influencers não obtiveram um ROI positivo (68%).
Estas são algumas das conclusões do primeiro estudo quantitativo do panorama do Influencer Marketing em Portugal, elaborado pela Human To Human (H2H) e a Primetag.
A H2H, agência especialista líder em Influencer Marketing em Espanha, chega agora a Portugal, contando com uma equipa de profissionais portugueses e um escritório em Lisboa.
Juntamente com a Primetag, a H2H definiu e analisou as 5 principais razões que impedem um retorno positivo do investimento das marcas quando trabalham com influencers em Portugal, num estudo denominado “As 5 razões que explicam porque é que as marcas não conseguem um ROI positivo com influencers em Portugal”.
Para a elaboração deste estudo trabalhou-se com o número 100% real do total de criadores de conteúdos que existem em Portugal, bem como o total de publicações em diferentes formatos, tanto em Instagram como TikTok.
E como principais conclusões gerais sobre as duas plataformas, é possível perceber que o Instagram precisou de 12 anos para conseguir reunir 15 mil influencers, enquanto o TikTok, em apenas 6 anos, alcançou 12 mil (80% dos criadores que estão no Instagram), sendo assim mais fácil construir grandes comunidades no TikTok.
No ano de 2022 em Portugal, o IG Story foi o formato estrela da plataforma: 9 em cada 10 conteúdos publicados foram neste formato. Conclui-se ainda que o formato Reels é o tipo de conteúdo com maior crescimento em 2022. Em média, cada influencer publicou 17 Reels comparativamente a 53 Post Foto, neste ano.
A publicidade com influencers está a viver um dos seus melhores momentos. Foi uma das áreas com maior crescimento em 2022, pelo seu grande retorno e pela sua capacidade de avaliação de resultados de maneira direta.
Através deste estudo, foi possível perceber que o TikTok é uma plataforma em crescimento exponencial em Portugal e que, apesar de recente, já conquistou cerca de 30% da população portuguesa (3.1M de usuários). Já o formato Reels foi o único formato de vídeo que cresceu na plataforma. A razão que explica esta elevada percentagem de crescimento é o facto deste formato ter sido a resposta do Instagram ao forte crescimento do TikTok.
Segundo Luis Díaz, Diretor Geral da H2H, “Para o crescimento do Influencer Marketing em Portugal será essencial a profissionalização do setor. A base desta profissionalização é a transparência em todos os âmbitos: tanto para o consumidor, com um código regulador; como para as marcas. Por exemplo, na H2H, damos transparência total dos contratos que assinamos com os influencers aos clientes para que possam estar seguras de que todo o seu investimento está destinado a pagar aos influencers com que querem trabalhar.”
A solução para que funcione e se otimize esse investimento passa por profissionalizar esta atividade: as marcas têm de trabalhar com experts que conheçam as oportunidades e desta disciplina e possam maximizar o retorno do investimento realizado.
“Temos muita confiança no mercado português, porque começamos agora esta nova etapa, mas já capitalizamos cerca de 5% do investimento total na área, e contamos com a confiança de muitos clientes que também já confiaram na H2H como agência em Portugal. Todos são empresas multinacionais, nas quais o cálculo do ROI é de extrema importância a nível global, sabendo que a Human To Human é o melhor partner para eles“, afirma Luis Díaz.
Manuel Albuquerque, CEO da Primetag explica que “O Influencer Marketing é um mercado extremamente emocional, em que as relações muitas vezes estão acima do que são os benefícios económicos e de ROI das empresas. Claramente, hoje em dia, com o crescimento do setor, dizer que “eu gosto deste influencer” já não é suficiente –os dados têm um peso muito maior. É aqui que entra a Primetag – desenvolvemos a tecnologia certa para garantir que o investimento das marcas tem lógica e ciência. A H2H já se apercebeu disto há muito tempo. O seu DNA é técnico, são dados e estatísticas. Apesar de ter uma equipa muito boa na parte criativa, o