A seleção Espanhola, campeã e líder do ranking Europeu de Futsal, venceu a Seleção Portuguesa, no desempate por penáltis.
O título europeu de futsal feminino foi entregue a Espanha, mas o jogo deu que falar. A Seleção Portuguesa chegou a estar a vencer por 2-0, mas não conseguiu afastar o empate, chegando aos 3-3. Um resultado que levou a um desempate por penáltis, onde Espanha foi mais feliz e garantiu a conquista do título, com Portugal a falhar dois penáltis e as espanholas a não falharem nenhum.
O primeiro golo do jogo foi pela Seleção Portuguesa, remate de Ana Azevedo, capitã de equipa. Uma assistência de Filó levou ao segundo golo da capitã, mantendo a liderança na primeira parte do duelo ibérico. Contudo, mesmo antes de fechar o primeiro tempo, surge o golo espanhol com Ale de Paz a bater Ana Catarina com um potente remate de longe. Uma jogada que galvanizou a Espanha, que veio bem mais determinada na segunda parte. Foi no prolongamento que surgiu o empate (3-3) e as portuguesas só marcaram um penálti, contra quatro das espanholas, que assim festejaram no Pavilhão Multiusos de Gondomar pela segunda vez em quatro anos.
Janice Silva, jogadora portuguesa, discursou em direto e afirmou que “Fizemos um excelente jogo. Entrámos aguerridas e a primeira parte foi inteiramente nossa, havendo a lamentar apenas um ou outro erro. Na segunda parte, entrámos assim-assim. Sabíamos que ia ser um encontro decidido nos detalhes. Não fomos felizes, mas acredito que um dia vamos ser campeãs da Europa.”
Ricardinho, na rede social Twitter, mostrou -se orgulhoso do trabalho e dedicação da equipa feminina, deixando uma mensagem: “Orgulhoso do vosso trabalho, dedicação e por terem dado tudo até ao último segundo. Mereciam mais, mas o desporto é assim mesmo, detalhes! Vocês serão sempre o nosso orgulho! Obrigado futsal feminino. Orgulhoso português”.
Artigo por Francisca Pinheiro