A atriz celebra 40 anos.
Soraia Chaves nasceu a 22 de junho de 1982 em Besteiros, concelho de Paredes.
Com apenas 15 anos, Soraia Chaves venceu o título de Elite Model Look Portugal. A partir daí as portas da moda abriram-se, seguindo-se campanhas atrás de campanhas, como também desfiles, com paragem obrigatória no Portugal Fashion.
A representação surgiu em 2005, ao interpretar Amália no filme “O Crime do Padre Amaro”. Depois, seguiram-se papéis em produções cinematográficas e televisivas dentro e fora de Portugal como “Barcelona, Cidade Neutral”, “A Bela e o Papparazo”, “Dancin’ Days” e “Alma e Coração”. Em 2007, pela prestação no filme de António-Pedro Vasconcelos, “Call Girl”, venceu o Globo de Ouro de Melhor Atriz.
A atriz foi ao Festival de Veneza 2012 promover a coprodução portuguesa e francesa “Linhas de Wellington”, filme em que Raúl Ruíz trabalhava quando morreu, e que foi completado pela sua viúva Valeria Sarmento.
Em 2012, depois de ter recusado várias ofertas, aceitou participar na novela “Dancin’ Days”, resultado da parceria SIC/TV Globo e um remake de uma novela da Globo dos anos 70. Após a conclusão da novela, Soraia fez uma pausa, voltando ao trabalho em 2014, com o filme “Vermelho Russo”, um filme brasileiro filmado na Rússia.
A New Woman deseja um feliz aniversário a Soraia Chaves!
Artigo por Maria Ana Tojo