Conheça as alternativas à farinha de trigo.
A pensar em todas as amantes de pão que não conseguem viver sem uma fatia de pão, ou mais, por dia. Muitas vezes obrigamo-nos a comer esta nossa perdição porque faz aquela banha indesejável, ou não nos ajuda na digestão. A New Woman vai partilhar quatro alternativas para trocar o pão tradicional por opções mais saudáveis.
Esta é uma opção mais saudável e nutritiva, em relação ao pão convencional que estamos habituadas. A alfarroba é uma fruta rica em antioxidantes e uma excelente fonte de vitaminas do complexo B, cálcio e magnésio. Vem de uma árvore chamada Alfarrobeira, que é nativa de países do mediterrâneo, sendo que na região algarvia são frequentes. A Alfarroba tem vindo a ser estudada e usada, há mais de quatro mil anos, devido ao facto de ter poucas calorias e de ter múltiplos benefícios. É uma excelente aliada à dieta dos diabéticos, dos celíacos, como à de todas as pessoas. Este fruto é pobre em gordura, não tem glúten, é uma boa fonte de antioxidantes, tem mais hidratos de carbono e é de fácil digestão. Junte o útil ao agradável e implemente o pão de alfarroba no seu dia a dia.
A batata-doce é um tubérculo, ou raiz, que tem ótima quantidade de energia. É rica em fibras, vitaminas do complexo B, vitamina A e C e minerais, com um alto teor de carboidratos, como o potássio e o magnésio, vai ajudá-la a prevenir algumas doenças, como diabetes, cancro e enfartes. Além disso, a batata-doce tem baixo teor de gordura e é fonte de antioxidantes que ajudam a proteger as células do corpo prevenindo o envelhecimento precoce das mesmas. Pode encontrar este tubérculo em várias cores: branca, creme, laranja ou roxa, que variam no sabor e na composição nutricional.
A espelta é uma variedade de trigo que contém um alto teor de triptofano cujas propriedades contribuem para uma melhoria no bem-estar emocional e mental do consumidor. Tem menos glúten do que outros tipos de trigo, e como tal, proporciona uma boa digestão. Esta variedade de trigo é muito utilizada, nos dias de hoje, para fazer o famoso pão de espelta. Este facilita a digestão, pois é rico em fibras que favorece o trânsito intestina e evita problemas como a prisão de ventre. É uma ótima fonte de Vitaminas B e minerais, que vão contribuir para melhorar e regular o seu metabolismo, bem como favorecer o fortalecimento dos ossos e a correta circulação sanguínea.
Já experimentou pão de beterraba? Se não, tem aqui a oportunidade para se convencer a adicioná-lo na sua vida. Para além de ser uma excelente fonte de fibra, com baixo teor de gordura e sem adição de açúcares, é uma forma diferente de trazer os benefícios da beterraba para a sua saúde. Sabia que este é um dos vegetais mais doces e energéticos? Diferenciada pela sua cor, esta planta herbácea, ajuda no controlo da pressão arterial, é rica em antioxidantes, é um ótimo complemento energético, fornece nutrientes importantes para a saúde do cérebro e ajuda a reduzir os fatores de risco vasculares e também a prevenir doenças crónicas, entre outros. Esta é uma solução benéfica para trocar, sempre que desejar, com o pão de trigo convencional.
Estas são as opções, deliciosas e saudáveis, para que possa intercalar com o consumo de pão de trigo.
Artigo por Francisca Pinheiro