A máquina de lavar a louça serve para poupar tempo mas, quando não saem bem lavados, passa de poupado a desperdício de água e energia.
Pratos e talhares acumulados e é preciso ter conhecimentos do jogo do tetris para conseguir fazer caber tudo dentro da máquina. Mas, depois de nos obrigar a pôs, obrigar a tirar e exigir algum tempo de espera, por vezes a louça ainda tem a decência de sair com resquícios de sujidade. Mas a culpa fica do nosso lado. Porquê?
O portal Woman & Home esteve à conversa com especialista em eletrodomésticos e profissionais de limpeza que deram conta dos erros mais cometidos na hora de pôr a louça na máquina de lavar.
Sobrecarregar os compartimentos
Falta de espaço entre as peças de cozinha poderá estar na origem para que a água e o detergente não consigam atuar com a mesma eficácia sobre a sujidade da louça. No entanto, embora não seja recomendado empilhar pratos e panelas, não é sinónimo de que a máquina deva ser usada pela metade, caso contrário traduzir-se-á num desperdício de água e energia.
Não tirar a maior parte da sujidade antes de pôr na máquina
Apesar de querermos poupar tempo e, por isso, recorrermos à máquina de lavar a louça, importa despender alguns segundos a deitar para o lixo os restos que ficaram no prato e retirar, com um papel ou água, o excesso de gordura ou molhos. Além de por um lado, a limpeza ser mais eficaz, por outro, fica retida menos sujidade dentro da máquina.
Deixar a louça voltada para cima
De acordo com os especialistas, o detergente, que é colocado no fundo da máquina, fará melhor a sua função se a louça estiver voltada para baixo. Acresce o facto de que, panelas e frigideiras devem estar na prateleira inferior, já que recebem com mais potência o produto de limpeza e o jato de água.
Não abrir a porta da máquina depois da lavagem
Quando outras tarefas se intrometem no meio, nem sempre conseguimos tirar de imediato a louça da máquina e acabamos por deixá-la a descansar nas prateleiras. Contudo, o problema está em deixar a porta fechada. Desta forma, é recomendado que, depois da lavagem, a máquina de lavar fique com a porta aberta para arejar e secar não só o aparelho mas também a louça que ainda se encontra lá dentro, evitando, assim, o cheiro a humidade.
Não limpar os filtros da própria máquina
Quanto mais limpo estiver o aparelho eletrónico, mais limpa sairá a louça. A mesma premissa também serve, por exemplo, para os aspiradores. Quando o saco fica com excesso de lixo, perde a eficácia de limpeza e, nas máquinas de lavar a louça, o processo não é diferente.
Não é exigido que se faça diariamente ou de cada vez que se lava a louça, mas importa ter atenção em manter limpos ou substituir os filtros e as partes móveis, bem como os pulverizadores circulares.