Os erros mais comuns no uso da máquina de lavar roupa

Porque deve aquecer sempre antes de um treino?
12 de Abril, 2023
Marcas conhecidas replicam receita viral do TikTok
13 de Abril, 2023

Os erros mais comuns no uso da máquina de lavar roupa

A máquina de lavar roupa é um dos eletrodomésticos mais imprescindíveis hoje em dia, no entanto, ainda cometemos erros na sua utilização.

Com a chegada dos dias de maior calor, chegam também os dias de mais trabalho para as máquinas de lavar roupa e isto porque transpiramos mais e por isso acabamos por colocar a roupa mais vezes para lavar. No entanto, a utilização deste eletrodoméstico, imprescindível nos dias de hoje em qualquer casa, é muitas vezes feita de forma incorreta. Por esta e por outras razões, a DECO Proteste – organização de defesa do consumidor – partilhou uma lista dos 10 erros mais comuns na utilização de uma máquina de lavar roupa.

1 – Lavar sem tratar as nódoas difíceis;

“Aplique um tira-nódoas ou um pouco de detergente concentrado em cima da mancha.

2 – Carregar demasiado a máquina;

“Certifique-se de que, entre a roupa e a parte superior do tambor, fica livre o espaço equivalente a uma mão-travessa”.

3 – Não separar a roupa;

“Separe a roupa clara da que tem cores fortes ou escuras, e use o detergente certo: universal ou para cores. Para uma lavagem mais eficaz, separe-as ainda de acordo com a temperatura de lavagem: água fria ou quente”.

4 – Misturar peças pequenas com grandes;

“Juntar peças pequenas, como meias e roupa interior, com lençóis ou toalhas leva a que as primeiras fiquem enroladas nas maiores, e acabem mal lavadas. O melhor é juntar as peças pequenas em bolsas de rede”.

5 – Não usar a quantidade certa de detergente;

“O detergente deve ser doseado em função da sujidade da roupa, da dureza da água e da capacidade da máquina. Siga as indicações da embalagem”.

6 – Usar água totalmente fria;

“Dificulta a ação do detergente. Convém consultar a etiqueta, mas todos os tecidos podem ser lavados a 30ºC”.

7 – Lavar lãs com detergente universal;

“Use um detergente para lã e roupa delicada. Este não tem a enzima protease, que é prejudicial para as fibras de origem animal, nem agentes alcalinos, que favorecem a formação de borbotos”.

8 – Centrifugar no máximo das rotações;

“Alguns tecidos podem danificar-se, se forem sujeitos a rotações muito elevadas. Opte por valores acima de 1000 só para as peças de algodão. No caso de sintéticos ou mistura, são suficientes 900 ou 1000”.

9 – Não esvaziar assim que termina a lavagem;

“Para que a roupa não fique com odor a humidade ou muito amachucada, retire-a logo a seguir à lavagem. Se não estiver em casa, use o início diferido, para que a lavagem termine quando chegar”.

10 – Nunca limpar a máquina.

“Para garantir que a máquina continua a lavar em condições e que dura, limpe os filtros, as borrachas e a gaveta do detergente com alguma irregularidade”.

Para ver mais conteúdo de Lifestyle, clique aqui.

Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard