OS BENEFÍCIOS DA ÁGUA NO NOSSO CORPO

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OS BENEFÍCIOS DA ÁGUA NO NOSSO CORPO

Já bebeu água hoje?

Já não é novidade que a água tem uma forte influência em vários aspetos da nossa vida, seja ao nível da saúde, físico ou mental. Mas não custa recordar o quão beber água contribui – e muito – para o bom funcionamento do nosso organismo.

Na parte da saúde, provavelmente já deve ter notado que o seu corpo não funciona corretamente se não beber água suficiente. Ao ingerir este líquido irá ajudar a regular a temperatura corporal, lubrificar as articulações, prevenir pedras nos rins, prevenir o mau funcionamento do sistema digestivo, ajudar com a prisão de ventre, entre muitos outros. A pressão arterial também beneficiará com a ingestão da água, visto que a ausência desta fará com que o sangue fique mais espesso. Ao ingerir mais líquidos, irá ajudar a manter a pressão arterial, impedindo que esta aumente. Beber água também pode ajudar a evitar que adoeça com frequência. Isto acontece porque o líquido traz mais fluidez para as secreções pulmonares, ajudando assim a eliminar vírus e bactérias do organismo com mais facilidade.

Fisicamente, os benefícios da água também são vários. Antes de mais, recordamos que esta é uma ótima amiga da pele. Sendo o maior órgão do corpo, a pele depende muito de uma hidratação adequada. A ingestão de água previne o envelhecimento precoce da pele, disfarça as rugas e diminui a celulite. Isto porque a água tem o poder de melhorar a circulação sanguínea, diminuindo assim, o aparecimento e a intensidade das marcas. Ao beber água também estará a prevenir inchaço na zona abdominal, uma vez que um dos responsáveis pela retenção de líquido é o sódio; a ingestão de água – uma vez mais – melhorará a circulação sanguínea impedindo que o corpo retenha essa substância.

Quanto à parte neurológica, está relacionado com o facto de também o nosso cérebro ser composto por água. Esta é responsável por lubrificar as membranas que o envolvem. A água também previne o cansaço mental, uma vez que ao evitar a desidratação, ela ajuda a manter a função cognitiva. Nesse sentido irá haver uma melhor comunicação entre os neurónios melhorando a concentração, a atenção e a memória.

Ao longo do dia perdemos imensa água que está no nosso corpo, seja através da urina, suor, respiração e fezes. Essa perda pode variar de 1,5 a 3 litros por dia. Por isso é tão importante repormos. Relativamente à quantidade exata, esta depende de indivíduo para indivíduo. Ainda assim, seguindo a lógica da quantidade de líquido que perdemos ao longo do dia, os especialistas recomendam pelo menos 2L por dia para um adulto.

Porém, esta questão também pode variar dependendo da região em que mora: se viver numa região mais quente, irá perder mais água do que quem vive em zonas mais frias.

Artigo por Yauri Neto

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