Vestuário, calçado e artigos de moda, viagens ou férias e livros continuam a liderar o tipo de bens e serviços mais comprados online
Os portugueses que têm o hábito de fazer compras online são mais influenciados nas suas escolhas pelas opiniões de amigos e familiares do que pela publicidade em redes sociais ou por publicações de famosos e influenciadores.
Segundo os dados da última vaga do Barómetro E-commerce, da Marktest, a “Recomendação de amigos ou familiares” é o fator de influência nas compras online mais valorizado pelos inquiridos, com um peso médio de 3,7, numa avaliação de 0 a 5.
Entre os fatores de influência avaliados neste estudo, apenas mais um fator apresenta um peso médio superior a 3: as “Informações no site da marca” ocupam o segundo lugar nas variáveis que influenciam a compra online, com uma avaliação de 3,4.
Entre as restantes opções do Barómetro E-Commerce, a “Publicidade em redes sociais” surge apenas na quarta posição, atrás das “Newsletters/emails promocionais”, sendo ainda de destacar o facto de os “Influenciadores Digitais” e a “Opinião de Famosos” serem os fatores de influência menos valorizados para a compra online, com pesos médios de 2,2 e 1,9, respetivamente.
No que respeita aos produtos efetivamente comprados – independentemente dos fatores que influenciaram, ou não, essas escolhas – o vestuário, calçado e moda continuam a ser os mais adquiridos por via digital: 66,7% dos portugueses que compram online dizem comprar este tipo de produtos.
Nas posições seguintes deste ranking surgem as viagens, alojamentos para férias ou fins de semana, adquiridos em suportes digitais por 51,5% dos portugueses que habitualmente fazem compras online, e os livros, com 48,2% de referências.
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