O que deve comer nesta época festiva de acordo com a fase do ciclo menstrual?

Neste hotel há aulas gastronómicas nas férias de Natal
16 de Dezembro, 2022
Há mais uma loja Vilanova, mas desta vez no centro do país
16 de Dezembro, 2022

O que deve comer nesta época festiva de acordo com a fase do ciclo menstrual?

Ter uma alimentação equilibrada durante a época natalícia é fundamental para evitar desequilíbrios hormonais e problemas menstruais, durante o ciclo.

Cuidar da alimentação durante as diferentes fases do ciclo menstrual é fundamental para evitar o aparecimento de problemas e desequilíbrios hormonais. Contudo, segundo o II Estudo sobre Saúde Íntima, cerca de 70% das mulheres não consideram a alimentação nos dias anteriores e posteriores à menstruação ou mesmo quando estão menstruadas. Por isso, em épocas do ano como o Natal, quando grandes refeições e festas são constantes, é de extrema importância prestar especial atenção à forma como comemos.

Os especialistas da INTIMINA, empresa que oferece a primeira gama de produtos dedicados ao cuidado da saúde íntima feminina, explicam quais são as diferentes fases do ciclo menstrual e quais os alimentos que mais nos vão beneficiar nesta época festiva para que a nossa alimentação reforce nossa saúde menstrual. Eis que apresentamos-lhe as várias fases do ciclo e a respetiva alimentação adequada:

A Menstruação ocorre na primeira semana (dia 1 ao 5) e é quando todas as hormonas estão no mínimo. Sintomas como cólicas, inchaço, sensibilidade mamária e fadiga provavelmente ocorrerão nesta fase. Por outro lado, aumenta o apetite e a necessidade de algo “doce”. Durante esta fase deve comer alimentos ricos em ómega 3 e potássio, como cúrcuma ou gengibre, que possuem efeito anti-inflamatório e podem ajudar a diminuir as cólicas uterinas. Se sentir a vontade de comer algo doce, pode saciar a vontade com um chocolate de 85%. No entanto, também deverá evitar hidratos de carbono, refrigerantes e bebidas alcoólicas.

A segunda fase do ciclo é a Fase folicular ou pré-ovulatória, justamente quando termina a menstruação. Nesses dias, os níveis de estrogénio e testosterona aumentam consideravelmente, proporcionando energia e agilidade, mas precisamos de menos nutrientes do que nas outras fases. Nesta fase, o nosso organismo apresenta maior resistência à insulina e deve alimentar-se à base de hidratos de carbono, introduzindo, por-exemplo, batata-doce, quinoa ou trigo sarraceno. Apesar disso, deve evitar a ingestão de gorduras.

A terceira fase é composta pela Ovulação, onde há uma queda de estrogénio e testosterona e um aumento de progesterona, caso o óvulo recém-libertado seja fertilizado para preparar o corpo para a gravidez. Da mesma forma, essa hormona também faz com que o útero engrosse o endométrio, o revestimento do útero que, se não engravidar, será expelido pela menstruação. Nesta fase, pode sentir sonolência, relaxamento e perda de energia, bem como diminuição da sensação de fome. Durante este período, deve comer leguminosas, nozes ou cereais integrais, que regulam e aumentam a progesterona naturalmente. Mexilhões, fígado ou mariscos no geral, com alto teor de ferro para preencher as reservas. Brócolos ou espinafres, ricos em ácido fólico, se quisermos engravidar. Contudo, deverá reduzir o consumo de hidratos de carbono e evitar gorduras.

Na Fase pré-menstrual, o estrogénio e a progesterona diminuem drasticamente. O endométrio está prestes a ser eliminado para iniciar um novo ciclo e os níveis de serotonina começam a cair, provocando alterações de humor, certamente com mais episódios de tristeza e irritabilidade. Deve aumentar a ingestão de gordura, consumir alimentos ricos em fibras e triptofano (um aminoácido que regula naturalmente a serotonina), frutas e verduras frescas ajudam a lidar melhor com os sintomas que ocorrem nesta fase. No entanto, deve minimizar os hidratos de carbono.

Para visualizar mais conteúdo sobre Lifestyle, clique aqui.

Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard