Já foi apresentada a programação oficial da 79ª edição do Festival de Veneza. De entre os filmes selecionados está “A Noiva” do realizador português Sérgio Tréfaut.
Itália vai receber o Festival no dia 31 de agosto, abrindo com “White Noise”, de Noah Baumbach, um dos filmes da competição oficial pelo Leão de Ouro, e terminará no dia 10 de setembro.
O filme “A Noiva”, que fará a sua estreia mundial na cidade italiana, é uma ficção inspirada em histórias reais de raparigas que se juntaram a combatentes pelo autoproclamado Estado Islâmico, e foi rodado no Curdistão iraquiano. Segundo a sinopse, o filme centra-se numa adolescente europeia que foge de casa para casar com um guerrilheiro do Daesh. “Três anos mais tarde a sua vida mudou dramaticamente. Vive num campo de prisioneiros no Iraque. Agora é mãe de dois filhos e está grávida outra vez. É uma viúva de 20 anos e será brevemente julgada pelos tribunais iraquianos. O que a experiência da guerra e a lavagem cerebral lhe fizeram”, lê-se na sinopse. O filme português conta com as interpretações de Joana Bernardo, Hugo Bentes e Lola Dueñas.
No final de 2020, antes de iniciar a rodagem do filme, Sérgio Tréfaut disse à Lusa: “Não tenho nenhum interesse particular na questão dos extremismos. Fui estudando o que se disse sobre os grupos de pais de jihadistas que foram embora e não entendiam o que tinha acontecido aos filhos. Eu tenho uma visão que não é nada religiosa ou política sobre a história. É tentar entender aqueles adolescentes que escorregaram na casca da banana”.
“A Noiva” integrará a competição da secção “Horizontes”. Também o “Lobo e Cão”, de Cláudia Varejão, tem estreia mundial agendada para o Festival Internacional de Cinema de Veneza. Será também exibida uma versão restaurada de “O Sangue” (1989), de Pedro Costa. A realizadora portuguesa Ana Rocha de Sousa vai fazer parte do júri do prémio “Luigi de Laurentiis”, destinado a primeiras obras.
Conheça a lista completa de filmes selecionados:
“White Noise” de Noah Baumbach (filme de abertura)
“Il Signore delle Formiche” de Gianni Amelio
“The Whale” de Darren Aronofsky
“L’Immensita” de Emanuele Crialese
“Saint Omer” de Alice Diop
“Blonde” de Andrew Dominik
“Tár” de Todd Field
“Love Life” de Koji Fukada
“Bardo” de Alejandro González Iñárritu
“Athena” de Romain Gavras
“Bones and All” de Luca Guadagnino
“The Eternal Daughter” de Joanna Hogg
“Beyond the Wall” de Vahid Jalilvand
“The Banshees of Inisherin” de Martin McDonagh
“Argentina, 1985” de Santiago Mitre
“Chiara” de Susanna Nicchiarelli
“Monica” de Andrea Pallaoro
“No Bears” de Jafar Panahi
“All the Beauty and the Bloodshed” de Laura Poitras
“A Couple” de Frederick Wiseman
“The Son” de Florian Zeller
“Our Ties” de Roschdy Zem
“Other People’s Children” de Rebecca Zlotowski
“The Hanging Sun” de Francesco Carrozzini (filme de fechamento)
“When the Waves Are Gone” de Lav Diaz
“Living” de Oliver Hermanus
“Dead for a Dollar” de Walter Hill
“Call of God” de Kim Ki-duk
“Dreamin’ Wild” de Bill Pohlad
“Master Gardener” de Paul Schrader
“Siccita” de Paolo Virzi
“Pearl” de Ti West
“Não se Preocupe, Querida” de Olivia Wilde
“Freedom on Fire: Ukraine’s Fight for Freedom” de Evgeny Afineevsky
“The Matchmaker” de Benedetta Argentieri
“Gli Ultima Giorni Dell’Umanita” de Enrico Ghezzi, Alessandro Gagliardo
“A Compassionate Spy” de Steve James
“Music for Black Pigeons” de Jorgen Lethl, Andreas Koefoed
“The Kiev Trial” de Sergei Loznitsa
“In Viaggio” de Gianfranco Rosi
“Bobby White Ghetto President” de Christopher Sharp, Moses Bwayo
“Nuclear” de Oliver Stone
“The Kingdom Exodus” de Lars Von Trier
“Copenhagen Cowboy” de Nicolas Winding Refn
“Princess” de Roberto de Paolis
“Victim” de Michal Blanko
“On the Fringe” de Juan Diego Botto
“Trenque Lauquen” de Laura Citarella
“Vera” de Tizza Covi, Rainer Frimmel
“Innocence” de Guy Davidi
“Blanquita” de Fernando Guzzoni
“Pour La France (For My Country)” de Rachid Hami
“A Man” de Kei Ishikawa
“Bread and Salt” de Damian Kocur
“Luxembourg, Luxembourg” de Antonio Lukich
“Ti Mangio IL Cuore” de Pippo Mezzapesa
“To the North” de Mihai Mincan
“Autobiography” de Makbul Mubarak
“La Syndicaliste (The Sitting Duck)” de Jean-Paul Salomé
“World War III” de Houman Seyedi
“The Happiest Man in the World” de Teona Strugar Mitevska
“The Bride” de Sérgio Tréfaut
“Origin of Evil” de Sébastien Marnier
“Hanging Gardens” de Ahmed Yassin Al Daradji
“Amanda” de Carolina Cavalli
“Red Shoes” de Carlos Eichelmann Kaiser
“Nezouh” de Soudade Kaadan
“Notte Fantasma” de Fulvio Risuleo
“Without Her” de Arian Vazirdaftari
“Valeria Is Getting Married” de Michal Vinik
“Goliath” de Adilkhan Yerzhanov
Artigo por Francisca Pinheiro