O café costuma lhe dar a volta à barriga? Saiba porquê

Chegaram as novas gomas da Aquilea para que tenha um sono tranquilo
19 de Julho, 2023
Francisca Cerqueira Gomes é capa de revista. Saiba qual
19 de Julho, 2023

O café costuma lhe dar a volta à barriga? Saiba porquê

Consumido diariamente, beber café já é um hábito que faz parte da vida dos portugueses. Contudo, há pessoas que sofrem a nível gastrointestinal com o consumo desta bebida. Leia o artigo e conheça as razões.

O café é a segunda bebida mais consumida no mundo. Em Portugal, cerca de 80% da população consome café diariamente. Segundo a Associação Industrial e Comercial do Café, em média, cada português bebe cerca de 2,5 chávenas por dia, o que representa 5 kg de café por ano. A bebida tem benefícios para a saúde já que, é composta por vitaminas do complexo B, potássio, fósforo, magnésio e antioxidantes.

A ingestão moderada de café, um máximo de três por dia, tem um efeito protetor para várias doenças, entre as quais a redução do risco de doença cardiovascular; a redução do risco de ter Diabetes tipo 2; ajuda a reduzir o risco de doença de Alzheimer e Parkinson e diminui a sensação de fadiga e sonolência. Mas porque é que existem pessoas que sentem que o café lhes dá a volta à barriga?

A evidência científica diz que pode estar relacionado com o facto de o café estimular as contrações do intestino grosso devido a um químico que este contém, o ácido cloragénico. Portanto, o efeito laxante não está relacionado com a cafeína, pois o descafeinado tem efeitos semelhantes. Além disso, a acidez do café provoca um aumento de ácidos biliares por parte do fígado e, quando libertados para os intestinos pode causar diarreia.

Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard