A New Woman vai partilhar consigo as vantagens de adotar este estilo de vida na sua rotina.
“Deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer” ou “Deus ajuda quem cedo madruga”, estas são expressões que já deve ter ouvido em algum momento da sua vida. Há quem acredite nelas, e há a quem não lhes diga nada, mas a verdade é que esta” pequena iniciativa” só vem trazer benefícios para a nossa vida. Para muitos acordar cedo é um sacrifício, mas depois de ler este artigo, acredite que estará mais próxima de adotar este estilo de vida. E o que é um sacrifício passa a ser um gosto e vai fazer com que se sinta melhor consigo mesma.
O dia tem 24 horas, das quais 8, normalmente, estão destinadas a descansarmos e a dormir. Por isso, ficamos com 16 horas para cada dia. Logo, não faz sentido desculpar-mo–nos com as típicas frases: “não tenho tempo para mim”, ou “nunca paro, estou sempre a mil”, ou ainda “nunca tenho tempo para fazer o que mais gosto”. Esta é a deixa para o “acordar cedo”, já que vai ganhar mais tempo de qualidade para si. Com a correria do dia a dia, esquecemo-nos de parar e de alimentar o que nos move na vida. Tirar uns minutos, horas, ou o tempo necessário para cuidar de si é a chave para se sentir melhor e mais feliz.
Acordar e sentir que estamos atrasadas para o trabalho, e que vamos ter que andar a correr logo de manhã é desesperante, e vai deixá-la irritada para o resto do dia. Começar bem o dia é meio caminho andado para viver mais plena e com energia. Um dos grandes benefícios de acordar mais cedo do que o normal, é poder arranjar- se com calma para o novo dia que aí vem. Ter tempo para tomar banho, tranquilamente, de fazer o seu pequeno almoço sem pressas. O segredo está em começar o novo dia de forma positiva e tranquila, assim vai entrar com o pé direito, e com boas energias, pois não vai estar a ser influenciada pela negativa, graças às correrias logo de manhã.
Pôr o despertador umas horas antes, é o ideal para conseguir tirar tempo para si, e fazer algo que a motive e a faça sair da cama com vontade de iniciar o dia. Seja meditar, ler, fazer exercício, cozinhar ou até dançar e cantar. Fazer atividades que a motivem logo pela manhã, para além de a fazer mais feliz, vai se sentir produtiva – quando o despertador tocar já não vai sentir a necessidade de o pô no snooze, porque vai sair da cama e fazer algo de que gosta, e caso contrário, não teria tempo noutra altura do dia. “Acordar cedo vai roubar-lhe horas de sono” – é o que dizem… sim é verdade, mas também lhe vai dar um estilo de vida que nunca pensou que fosse tão importante e necessário para si.
Madrugar, também se aplica ao fim de semana. Ao seguir este hábito, o seu relógio biológico vai-se acostumar à ideia e vai acabar por seguir este horário. Assim, vai ganhar mais horas para aproveitar o seu tempo livre. Quem trabalha durante a semana sabe que os dias a seguir a sexta feira são “sagrados” e, como tal, têm de ser aproveitados. Contudo, muitas vezes deixamo-nos dormir até horas tardias e não aproveitamos o sábado e o domingo como tanto gostaríamos. Se o despertador tocar umas horas mais cedo vai aproveitar melhor o dia, bem como ganhar mais tempo livre. Acordar cedo vai proporcionar um dos melhores momentos do seu dia. Ver o nascer do sol é um dos privilégios que temos e que muitas vezes não valorizamos.
Cedo é que se começa o dia, levante-se da cama com vontade de viver em pleno. A produtividade no trabalho vai aumentar, uma vez que vai ter mais tempo para refletir e pensar nas suas prioridades e nos compromissos estabelecidos para esse dia. Antecipe umas horas o começo do seu dia e viva com mais calma e em plenitude.
Artigo por Francisca Pinheiro